10 dicas para estudar para o Enem 2018

Atualizado em: 17.07.2017

by Enem 2018 on 19/06/2017

in Enem 2018, Inscrição, Matérias

Veja aqui 10 dicas para estudar para o Enem 2018! Milhões de estudantes de todo o Brasil vão participar das provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo de todos os candidatos será uma vaga em um curso superior. Com a concorrência cada vez mais acirrada, é essencial levar a sério os estudos para alcançar o que é almejado.

O Exame Nacional do Ensino Médio sofreu algumas mudanças no ano de 2018 e, desde então, é dedicado exclusivamente ao acesso à educação superior no país. Isso é possível visto que as notas do Enem são utilizadas diretamente em processos seletivos de programas do Ministério da Educação (MEC).

Os programas do MEC que têm acesso automático ao aproveitamento dos candidatos no Exame são: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

O Sisu oferece vagas em instituições federais de ensino superior. Por sua vez, o ProUni distribui bolsas de estudo em faculdades particulares e o Fies proporciona o financiamento dos cursos nessas mesmas instituições. O Pronatec oferta vagas em cursos de educação profissional e tecnológica de todo o país.

10 dicas de como estudar para o Enem 2018

Com tantas as oportunidades oferecidas a quem vai participar das provas, consideramos importante auxiliar os estudantes enumerando 10 dicas para estudar para o Enem 2018, conforme segue:

Veja aqui 10 dicas para estudar para o Enem 2018!

  1. Começar a se preparar com antecedência: As provas do Enem 2018 vão acontecer somente no fim do ano, provavelmente no mês de novembro. Justamente por isso, grande parte dos estudantes deixam para se preparar nas últimas semanas e não conseguem ter bom aproveitamento no Exame. Isso porque o conteúdo é vasto e requer muito preparo. Ao todo, são 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
  2. Escolher um bom material de estudo: De nada vale começar a se preparar com antecedência se não tiver o direcionamento de um bom material de estudo. Por isso, é importante escolher um material de qualidade, que seja capaz de dar o suporte necessário abordando todos os assuntos que caem no Enem 2018.
  3. Desenvolver o hábito da leitura: A leitura deve fazer parte da rotina de todos os estudantes que pretendem mandar bem no Exame, visto que as provas exigem leitura dinâmica e interpretação em todas as questões. Além disso, quem tem o hábito de ler consegue organizar melhor as ideias na hora de criar uma redação, que também fará parte das provas no fim do ano.
  4. Acompanhar notícias em todos os meios de comunicação: Ler jornais, revistas, notícias na internet, assistir telejornais e até mesmo ouvir noticiários em rádios ajudam muito na absorção dos principais assuntos que estão sendo tratados no país, que podem se tornar o tema da redação do Enem 2018.
  5. Escrever redações sobre os principais temas da atualidade: Ao acompanhar as notícias, é essencial criar o hábito de desenvolver redações sobre os principais temas abordados no país, ajudando a consolidar ideias na hora de montar uma dissertação argumentativa, assim como será feita na prova.
  6. Criar um cronograma de estudos: É indispensável que se crie com antecedência e siga à risca um cronograma de estudos, com a programação de horários e conteúdos a serem abordados diariamente.
  7. Cuidar da saúde: Muitos desprezam essa dica, mas o cuidado com a saúde precisa ser levado a sério na mesma medida que o cuidado com os estudos. A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação devem fazer parte da rotina.
  8. Resolver simulados: Na medida em que for avançando nos assuntos do Exame, é importante resolver simulados do Enem 2018 para se adaptar ao nível de cobrança e aperfeiçoar o tempo médio de resolução das perguntas.
  9. Não acumular dúvidas: As dúvidas vão fazer parte de toda a preparação. O segredo é não deixar que elas se acumulem. Procure sempre enumerar os assuntos mais complexos e busque solucionar todas as dúvidas com seus professores.
  10. Ler o edital do Enem 2018: A maioria dos estudantes não gostam de ler o edital do Exame, porque é um documento grande e massivo. No entanto, deve ser vista como uma obrigação ler todo o seu conteúdo, pois somente assim podem ser conhecidas todas as regras e obrigações de forma detalhada.

Leve a sério as dicas e tenha certeza de que sairá na frente da concorrência! Deixe sugestões e dúvidas nos comentários. Curta a nossa página no facebook e conte com nosso apoio sempre!

10 dicas para estudar para o Enem 2018
5 (100%) 2 votos

jose lacerda ferreira janeiro 24, 2018 às 17:45

quero fazer o enem2018

Responder

jose lacerda ferreira janeiro 24, 2018 às 17:51

A descoberta do fogo foi um feito importante na vida do ser humano.

Responder

Victor março 21, 2018 às 10:11

A descobertar da coberta que foi importante, pois caso contrario morreriam de frio…

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: