Assuntos do Enem 2018

Atualizado em: 25.08.2017

by Enem 2018 on 25/08/2017

in Assuntos, Conteúdo, Dicas, Enem, Enem 2018, Matérias

Quais os principais assuntos que serão cobrados nas provas do Enem 2018? No fim do ano teremos a realização de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Este artigo é direcionado àqueles estudantes que pretendem mandar bem nas provas, ficando por dentro de todos os assuntos que serão cobrados no Exame.

O Enem foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998 com a finalidade de avaliar os estudantes ao fim da educação básica. No entanto, a partir de 2009, depois de passar por importante reformulação, se consolidou como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no país. Organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é aplicado uma vez por ano em municípios de todo o Brasil.

Como é composta a prova do Enem 2018? Quais as matérias que caem no Exame?

As provas do Enem 2018 terão, ao todo, 180 questões de múltipla escolha, além de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. Serão 45 questões divididas em quatro áreas de conhecimento, cada uma abordando as seguintes matérias:

Assuntos do Enem 2018

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Seguindo as datas das edições anteriores, a expectativa é de que as provas da próxima edição sejam aplicadas entre o fim de outubro e início de novembro, em dois domingos consecutivos.

No primeiro domingo, provavelmente serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação. Por sua vez, no segundo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Quais os principais assuntos do Enem 2018 em cada matéria?

Tomando como base todas as edições desse novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio, desde o ano de 2009, podemos enumerar os cinco principais assuntos do Enem 2018 abordados em cada uma das matérias, dentro das áreas de conhecimento citadas, conforme a seguir:

  • Linguagens: Leitura e interpretação de textos, estrutura textual e análise de discurso, leitura e artes, variação linguística, gênero textual;
  • Inglês: Leitura e interpretação de textos, cartuns, tirinhas e charges, domínio lexical, análise e interpretação de poemas e canções, identificação da função do texto;
  • Espanhol: Semelhante aos assuntos cobrados em inglês;
  • História: Idade contemporânea, Brasil colônia, Brasil império, História política, movimentos sociais;
  • Geografia: Geografia agrária, meio ambiente, questões econômicas e globalização, geografia urbana, geopolítica;
  • Filosofia: Ética e política, natureza do conhecimento, democracia e cidadania, filosofia contemporânea, filosofia moderna;
  • Sociologia: Mundos do trabalho, ideologia, cultura e indústria cultural, meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa, cidadania;
  • Física: Mecânica, eletricidade e energia, ondulatória, termologia, óptica;
  • Química: Química geral, físico-química, química orgânica, meio ambiente, energia;
  • Biologia: Humanidade e ambiente, citologia, histologia e fisiologia (animal e humana), fundamentos da ecologia, biotecnologia;
  • Matemática: Geometria, aritmética, escala, razão e proporção, funções, porcentagem, gráficos e tabelas.

Lembrando que foram destacados apenas cinco dos principais assuntos de cada matéria do Enem 2018, a fim de mostrar aos estudantes a natureza das provas.

Desta maneira, aconselhamos que todos se preparem se baseando na matriz de referência do Enem 2018, um documento oficial do Inep que estabelece todos os eixos cognitivos e competências de cada uma das áreas.

Qual o melhor material de estudos para as provas do Enem 2018?

Atualmente, indicamos aos estudantes que querem mandar bem nas provas um dos materiais mais completos disponíveis em todo o país: a apostila digital do Enem 2018. Milhares de estudantes brasileiros conseguiram suas vagas em faculdades graças ao auxílio do material, que aborda todo o conteúdo de maneira simples e direta, com questões e respostas, além de importantes dicas de como fazer uma redação nota mil no Exame.

Aproveite o grande intervalo de tempo que ainda resta até a aplicação das provas, adquira seu material de estudos e siga à risca um cronograma de preparação bem distribuído.

Curta a página do Enem 2018 no facebook!

Fernanda silva leal março 16, 2018 às 12:42

Queroparticiparw

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: