Assuntos que mais caem no ENEM

Atualizado em: 14.03.2018

by Enem 2018 on 15/03/2018

in Assuntos, Enem, Enem 2018

Veja aqui quais os assuntos que mais caem no Enem 2018! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já confirmou as principais datas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes deverão se inscrever entre os dias 07 e 18 de maio para as provas que vão acontecer nos dias 04 e 11 de novembro. Nunca é cedo para começar a estudar e, sabendo disso, vamos destacar os principais assuntos cobrados nas últimas edições do Exame.

O Enem vem operando nesse novo formato desde o ano de 2009, quando passou por grande reformulação e passou a ser o principal mecanismo de acesso e permanência no ensino superior do país. Na edição de 2017, as provas começaram a ser aplicadas em dois domingos consecutivos, mas continua com a mesma quantidade de questões e com a aplicação da redação.

Matérias do Enem 2018 serão divididas em 04 áreas de conhecimento

Matérias do Enem 2018As provas deste ano continuarão contando com 180 questões de múltipla escolha, divididas entre quatro áreas de conhecimento, que vão abordar as seguintes matérias do Enem 2018:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As 45 questões do Enem 2018 em cada área de conhecimento serão de múltipla escolha e em cada uma terão cinco alternativas, da letra A até a letra E, sendo apenas uma correta.

As provas das duas primeiras serão aplicadas no primeiro domingo, dia 04 de novembro, junto da redação do Enem 2018, de caráter dissertativo-argumentativo e cujo tema será mantido em sigilo até a aplicação do Exame.

Por sua vez, as provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas no segundo domingo, dia 11 de novembro.

Veja aqui os principais assuntos do Enem 2018 dentro de cada área de conhecimento

Matérias do Enem 2018De acordo com levantamentos realizados a partir do ano de 2009 até agora, podemos destacar quais serão os principais assuntos do Enem 2018, com base na frequência de cobrança nas últimas edições.

Em Linguagens, os temas mais comuns entre as questões envolvem interpretação de texto, gêneros textuais, norma culta e popular, funções da linguagem, figuras de linguagem, literatura e gramática relacionada à semântica.

Na área de Ciências Humanas, os principais assuntos são relacionados aos movimentos sociais ao longo da História, tecnologia e seu impacto na vida social e política, cidadania, problemas urbanos, situação rural brasileira e questão ambiental.

Dentro de Ciências da Natureza, em Física são comuns os temas de mecânica, energia, eletricidade e termofísica. Em Química, destacam-se estequiometria, termoquímica, neutralidade, oxidação, equilíbrios químicos, pH e funções orgânicas. Por último, em Biologia os principais assuntos envolvem ecologia, evolução, fisiologia humana e genética.

Em Matemática e suas Tecnologias podem ser destacadas as funções, cálculo de área, volume e perímetros, além de seno, cosseno, tangente, probabilidade, análise combinatória, progressão aritmética e progressão geométrica.

Para mandar bem nas provas, aconselhamos que você comece a estudar desde já, montando um cronograma de estudos, e indicamos o melhor material de apoio disponível atualmente: a apostila do Enem 2018 (clique para conhecer).

Na apostila, você encontra explicações didáticas de todo o conteúdo das provas, além de perguntas com respostas e dedicação especial a redação do Enem 2018, com modelos de textos e propostas de temas.

Conte com nosso apoio e comece a se preparar o quanto antes para sair na frente da concorrência!

Curta o Enem 2018 no facebook.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: