Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018. A poucos meses das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem os estudantes ficam ansiosos para saber a data de divulgação do cartão de confirmação de inscrição, pois é por meio dele que será informado o local de prova e muitas outras informações importantes.

O Enem 2018 teve mais de 6,7 milhões de inscritos, todavia, conforme informou o Ministério da Educação – MEC, pouco mais de 5,5 milhões tiveram o cadastro confirmado. Esta redução caracteriza o menor número de participantes desde o ano de 2011. Naquele ano houve 5,3 milhões de inscritos. Parte deste número se referem ao não pagamento do GRU – Guia de Recolhimento da União da taxa de inscrição.

A taxa de inscrição, no valor de R$82,00, poderia ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas e agências do Correio até o dia 23 de maio. Nesta edição o período para pedido de isenção a esta taxa foi antes do período de inscrição. Assim, os que foram aceitos já obtiveram uma pré-cadastro, na qual foi confirmado nas inscrições.

Como visualizar o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018O cartão será divulgado somente para aqueles estudantes que tiver a situação de inscrições confirmadas. O cartão deverá ser disponibilizado na segunda quinzena do mês de outubro. Para visualizar basta acessar a página do participante no link https://enem.inep.gov.br/participante/ ou no aplicativo do Enem, assim basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, senha e figura exigida.

Quem não souber a senha pode facilmente recuperá-la. É preciso informar CPF e clicando na opção “esqueci minha senha”. Assim receberá a senha provisória via SMS ou no e-mail que informaram no ato da inscrição. Ao identificar a senha provisória, basta informar junto com o CPF e figura. Automaticamente abrirá uma janela para criar uma senha nova.

Informações disponíveis no cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018

O cartão é composto por informações importantes como número de inscrição; data, hora e local das provas; atendimento específico ou especializado, dependo de qual escolheu e opção de língua estrangeira sendo inglês ou espanhol.

O local de prova será divulgado com a instituição ou escola que o estudante foi determinado; rua, número e bairro e sala contendo bloco, código e andar caso tenha mais de um.

Local de prova do Enem 2018

Os portões do local de prova do Enem 2018 estarão abertos às 12h00min horário de Brasília com o fechamento às 13h00min não sendo tolerados atrasos. É importante que ao visualizar o local de prova faça a trajetória dias antes do exame, pois assim poderá determinar o tempo que gastará, sendo assim evitando atraso.

A apresentação de documentos é obrigatória apenas na porta da sala, conforme o edital, serão aceitos somente estes documentos: Identidade – RG; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio emitido pelo Departamento de Polícia Federal, por força dos arts. 21 e 22 da Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei que tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação – CNH com fotografia.

Para os estudantes que perderam os documentos deverão acionar a polícia e registrar um Boletim de Ocorrência – BO válidos em 90 dias antes do exame (contados do primeiro domingo). Porém, ao apresentar o BO no local de prova o estudante preencherá um termo de responsabilidade.

Provas do Enem 2018

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro domingo serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias juntamente com a redação. Contudo, já no segundo dia serão referentes às provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

No dia 4 serão exatas 5h30min de provas e no segundo dia serão 5h, na qual o primeiro dia possui um horário maior por motivo da redação. Todavia, após entregar o gabarito ao final destes horários o estudante estará automaticamente eliminado.

As provas do Enem 2018 são compostas por 180 questões de múltiplas escolhas, divididas igualmente entre elas. O participante deverá marcar uma opção ao preencher o gabarito (lembrando que deverá ser com caneta esferográfica de cor preta). Caso marque mais de uma opção a questão será automaticamente anulada.

Dicas para as provas do Enem 2018

Como já foi informado, faça o percurso do local de prova para evitar atrasos. Leve algo para comer, pois a prova é grande e duradoura, entretanto, guarde em uma vasilha transparente para evitar qualquer suspeitas dos fiscais.

Antes de sair de casa, confira se está com o documento exigido. A apresentação do cartão de confirmação de inscrição não é obrigatória, mas como possui o número de inscrição facilita a entrada em sala de aula. O Enem 2018 só aceitará caneta esferográfica de cor preta sendo fabricada de material transparente. Leve mais de uma caneta, pois em caso de falha terá uma reserva.

3 comentários em “Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018”

Deixe um comentário