Como conseguir ver a nota do ENEM 2018

Atualizado em: 05.01.2018

by Enem 2018 on 31/12/2017

in Enem, Enem 2018, Notas, Resultado

Veja aqui como conseguir ver a nota do Enem 2018! Há alguns meses, o MEC (Ministério da Educação) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciaram a data de divulgação do resultado do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Caso a previsão seja mantida, as notas estarão acessíveis a partir do dia 19 de janeiro, sexta-feira, na página do participante.
As provas deste ano foram aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro. A edição deste ano foi a primeira em que a aplicação do Exame aconteceu em dois domingos consecutivos. Até o ano passado, as provas eram aplicadas em um mesmo final de semana, nas tardes de sábado e domingo.

Onde e como consultar o resultado individual do Enem 2018?

Notas do Enem 2018A única maneira de consultar o resultado do Enem 2018 é via internet, através da página do participante, acessível no portal do Inep, no mesmo endereço onde foram realizadas as inscrições: https://enem.inep.gov.br/participante/.
Os estudantes que tiverem preferência, poderão baixar o aplicativo do Enem 2018 no celular ou tablet. Para isso, basta instalar o aplicativo oficial do Inep e, logo depois, informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.
Quem optar por ver a nota do Enem 2018 na internet, através da página do participante, também deverá ter em mãos o CPF e senha. Através dos dados informados, o sistema terá acesso ao aproveitamento do estudante em cada uma das áreas de conhecimento e na redação.
Aqueles que tiverem a necessidade de recuperar a senha do enem 2018 deverão clicar na opção “Esqueci minha senha”, disponível tanto no site quanto no aplicativo. Depois disso, será necessário informar um endereço de e-mail e um número de celular, caso o e-mail também tenha sido esquecido.

Como ver a nota do Enem 2018 em cada área de conhecimento?

Resultado do Enem 2018 será divulgado em JaneiroAcessando corretamente a página do participante e informando os dados necessários, será possível visualizar as notas do Enem 2018 em cada uma das quatro áreas de conhecimento do Exame, de maneira separada, organizada em tabela.
Além da redação do Enem 2018, as provas contaram com 45 questões de cada uma das áreas a seguir: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A prova de redação será avaliada de zero a 1.000 pontos. As áreas de conhecimento, no entanto, não terão um intervalo pré-estabelecido de notas máximas e mínimas.

A TRI e o ENEM 2018

Não é possível estabelecer previamente notas mínimas e máximas no Exame devido à metodologia de correção das questões, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Através dela, as questões são divididas de acordo com o nível de dificuldade (fácil, intermediário e difícil) e não é avaliado apenas a quantidade de acertos dos participantes.
A TRI leva em consideração, principalmente, a qualidade das respostas do candidato. Através da metodologia, estudantes que chutam muitas questões, acertando praticamente a mesma quantidade de itens difíceis e fáceis, tiram menos notas do que aqueles participantes com a mesma quantia de respostas certas, mas com um maior índice de acerto em itens fáceis e intermediários do que naqueles considerados difíceis.
As notas do Enem 2018 servirão de requisito principal para os processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que serão abertos no primeiro e segundo semestre de 2018.
Para continuar por dentro de todos os detalhes a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, leia mais artigos já publicados em nosso site, continue nos visitando e curta a página oficial do Enem 2018 no facebook!

jurema leandra paolini novembro 22, 2018 às 18:03

Como posso ver a nota que tirei no Enem 2018, pela pagina do participante não consegui, existe outra forma?
Aguardo retorno
Att
Jurema

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: