Como fazer seu Planejamento de estudos para o Enem 2018: Matérias Assuntos e Conteúdos

Atualizado em: 20.02.2018

by Enem 2018 on 20/02/2018

in Assuntos, Conteúdo, Enem, Enem 2018, Estudos, Matérias, Planejamento, Plano

Planejamento de estudos Enem 2018. Uma nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que é o principal Exame do Brasil, vem aí. Como nos anos anteriores é esperada a participação de milhões de estudantes. Sabemos que as provas do Enem 2018 são elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Todos os anos há uma grande concorrência por ser o principal método de seleção para vagas no ensino superior.

A prova do exame é considerada por muitos estudantes de nível difícil e cansativa. Por isso é importante que cada um comece a se planejar e se preparar o quanto antes, pois as inscrições do Enem 2018 terão início na primeira quinzena do mês de maio. Baseado na previsão oficial divulgada pelo MEC, as inscrições do Enem 2018 serão entre os dias 7 e 18 de maio. Assim, basta acessar o endereço eletronico https://enem.inep.gov.br com todas informações necessárias à mão.

Assuntos, matérias e conteúdos que caem nas provas do Enem 2018

Planejamento de estudos para o Enem 2018As provas do Enem 2018 deverão ser aplicadas no mês de novembro. Caso não haja mudanças serão aplicadas em dois domingos, sendo o primeiro dia sobre Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e Ciências Humanas. Já no outro dia será sobre Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza.
As provas são compostas com 180 questões de múltiplas escolhas, tendo como alternativa de A a E. As questões têm como referência as matérias do ensino médio, além de assuntos referente a atualidade. O acompanhamento de jornais, revistas e trabalhar com leitura de livros algo de preferência frequentemente já está se preparando para as provas do Enem 2018.
Baseado na matriz de referência do Enem, os eixos cognitivos comuns entre todas as matérias são: dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problemas; construir argumentação e elaborar propostas. Assim os candidatos já sabem a princípio como iniciar o preparamento para o exame.

  1. As áreas exigem as seguintes matéria do ensino médio:
    Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa; Língua estrangeira moderna (inglês ou espanhol); Literatura; Educação Física; Artes e tecnologias da informação e comunicação;
  2. Ciências Humanas e suas tecnologias: Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedades; formas de organização social, movimentos sociais; pensamentos políticos e ação do Estado; características e transformações das estruturas produtivas; os domínios naturais e a relação do ser humano com ambiente e representação espacial;
  3. Ciências da Natureza e suas tecnologias: Física; Química e Biologia;
    Matemática e suas tecnologias: Conhecimentos numéricos; conhecimentos geométricos; conhecimento de estáticas e probabilidade; conhecimentos algébricos; conhecimentos algébricos/geométricos.

O que é um planejamento de estudos e como organizar seu planejamento para o Enem 2018

Planejamento de estudos é um método de programação e organização, onde se estabelece um cronograma diário no qual dividem as matérias e tempo de estudos. A princípio é definir objetivos realistas, ou seja, definir uma meta. Por exemplo: Obter nota suficiente para estar entre os selecionados no curso superior de medicina.

Para os que trabalham, é importante calcular um plano de horário onde designa o tempo disponível para estudar. Por exemplo: O horário de almoço! Quaisquer 20 minutos retirados para estudar são muito importantes, assim se aproveita o máximo.

Como organizar seu planejamento de estudos para o Enem 2018:

  1. Separar compromissos que não podem ser alterados, por exemplo: escola e trabalho;
  2. Definir em quais horários vai estudar;
  3. Separa um certo tempo ou um dia para poder descansar;
  4. Separar as matérias na qual se identifica melhor e aquele que possui dificuldades;
  5. Baseado nas matérias acima estabeleça qual será o cronograma e qual matéria iniciar. Lembrando que não é indicado repetir o cronograma do dia anterior;
  6. Dividir as matérias durante o tempo estabelecido. Não estudando somente uma matéria por dia, mas claro focando naquela que possui mais dificuldade;
  7. Separe um dia da semana na qual fará uma revisão ou um resumo;
  8. Faça o cronograma semanalmente sendo diferente da semana anterior;
  9. Como o final de semana é mais tranquilo para muitos, separe-o para que possa tirar qualquer tipo de dúvidas;
  10. Faça as provas das ediçõe anteriores, pois assim saberá em qual assunto está com dificuldades além de trabalhar a mente e se preparar para o exame.

Não esqueça de colocar no seu plano de estudos do Enem 2018 um tempo destinado para a redação, pois a nota varia de 0 a mil pontos onde foca as cinco competências exigidas por edital.

Material de Estudos do Enem 2018

O que adianta se programa e ter um bom planejamento de estudos, mas não ter um material digno? Indicamos para vocês a apostila do Enem 2018 onde é composta com todas as provas do exame, estudos para redação e outros além de aconselhamentos como por exemplo se preparar para o exame. A apostila é um CD digital no qual é entregue pelos correios.

Não fique de fora das notícias, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2018.

Como fazer seu Planejamento de estudos para o Enem 2018: Matérias Assuntos e Conteúdos
5 (100%) 1 voto

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: