Como justificar ausência no Enem 2018

Atualizado em: 03.04.2018

by Enem 2018 on 03/04/2018

in Enem, Enem 2018, Inscrição, Inscrição Enem, Inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou como é popularmente  conhecido, Enem é um teste de conhecimentos e quem o participante durante dois dias responde a 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 provas (Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) e também uma prova onde o participante deverá redigir um texto dissertativo argumentativo (Redação).

O Enem foi uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, criado com o objetivo de avaliar o nível de ensino oferecido ao alunos das escolas da rede pública de ensino, no entanto, hoje os participantes realizam as provas do Enem para conseguir uma vaga no ensino superior, seja no processo seletivo do SISU – Sistema de Seleção Unificada, ou no do ProUni – Programa Universidade para Todos. E para os que já estão matriculados em instituições privadas de ensino e tem dificuldade em quitar o valor das mensalidades, um financiamento estudantil do FIES.

As inscrições para o Enem 2018 serão abertas no dia 7 de maio e vão até o dia 11 do mesmo mês. Durante estes dias os participantes devem acessar o site do Enem, o http://enem.inep.gov.br para realizar suas inscrições.

Mas antes de fazer sua inscrição no Enem 2018 os participantes que foram isentos do pagamento da taxa de inscrição na edição anterior e não compareceram mesmo que em apenas um dos domingos para realizar as provas, terão que justificar a ausência, isto caso ainda queira o benefício da isenção.

Período para justificar a ausência na última edição do Enem

Como justificar ausência no Enem 2018A justificativa do não comparecimento para realizar as provas da última edição do Enem (2017) pelos participantes que não querem perder o direito a isenção do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2018 deverá ser realizada até o dia 11 de abril, ( o período teve início no dia 2 de abril).

As justificativas deverão ser apresentadas na Página do Participante do Enem 2018 e serão analisadas pelo MEC que decidirá se o participante terá ou não mantido o direito de não pagar o valor da taxa de inscrição de R$82,00 (oitenta e dois reais). Segundo dados apresentados pelo Ministério da Educação,do total de participantes que não compareceram para realizar as provas do Enem 2017, 38% foram isentos da taxa de inscrição.

São automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 os alunos do último ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico e também os participantes membros de famílias economicamente carentes.

Exceto os alunos do último ano do ensino médio, os demais participantes terão que no mesmo período de apresentação da justificativa, realizar o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018. Mas vale lembrar que mesmo após a justificativa, os participantes terão que realizar suas inscrições para realizar as provas do Enem.

O que mais muda no Enem 2018

Além do fato que as justificativas de não comparecimento para realizar as provas da edição passada e as solicitações de isenção da taxa de inscrição ter que ser realizadas antes das inscrições, o Edital do Enem 2018 apresentou mais mudanças relevantes.

No segundo domingo de avaliações os participantes do Enem 2018 terão mais tempo para responder às questões de Matemática e Ciências Humanas.Eram disponibilizadas 4h30min para responder todas as 90 questões. No Enem 2018 depois de várias solicitações dos próprios participantes, o tempo será de 5h, meia hora à mais.

Para a prova de redação foi extinta a regra que atribuia nota zero ao participante que de alguma forma ao redigir o seu texto desrespeitasse os direitos humanos. Esta mudança foi tomada com base em uma decisão do TRF.

O participante que por problemas logísticos ou qualquer outro motivo necessitar que sua prova seja remarcada deverá em até cinco dias úteis após o último domingo de provas do Enem 2018 apresentar o pedido de remarcação.

Apostila do Enem 2018

A Apostila do Enem 2018 é o material de estudos para quem deseja obter uma nota no Exame que lhe possibilite ingressar no ensino superior. Para comprar a sua e ter todas as matérias de estudos basta apenas clicar no link aqui no site.

Em um único Cd-Rom, os participantes que comprarem as Apostila do Enem 2018 terão cursos de fácil fixação e aprendizagem, e também vários simulados com gabaritos comentados. E também um curso preparatório completo para a prova de redação. Compre já a sua Apostila do Enem 2018.

Visite, curta e compartilhe a nossa página do Enem 2018 no Facebook.

gislene novembro 13, 2018 às 18:55

Perdi a primeira etapa do Enem 2018 por ter errado o endereço no dia da prova, já que na minha cidade existem três unidades da mesma instituição que iria oferecer local para aplicação da mesma. Por favor como faço para justificar minha falta ?

Responder

Hilton Vitoria de Freitas novembro 24, 2018 às 07:27

Bom dia , quero justificar minha ausencia no ENEM como faço?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: