Como se inscrever no Enem 2018

Atualizado em: 06.05.2017

by Enem 2018 on 06/05/2017

in Enem 2018, Inscrição, Inscrição Enem, Inscrições

Como se inscrever no Enem 2018? Dentro dos próximos meses será aberto o período e inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep, autarquia do MEC responsável por organizar as provas, já está preparando o edital da próxima edição. A expectativa é de que o documento oficial seja divulgado em abril. As inscrições devem acontecer no início de maio.

Milhões de estudantes brasileiros vão participar das provas do Enem 2018 em busca de um tão sonhado curso superior. Além de ser exigido em processos seletivos de universidades e institutos federais, através do Sisu e Sisutec, o Exame também é o principal requisito nas seleções do ProUni e Fies, programas que distribuem bolsas de estudo e financiam cursos em faculdades particulares.

Como fazer inscrição no Enem 2018?

As inscrições para o Enem 2018 devem ser feitas exclusivamente via internet. Dentro do período que será confirmado, o candidato precisa acessar a página do participante no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Fiquem atentos, pois nenhum outro meio além do site oficial é reconhecido pela organização.

Como se inscrever no Enem 2018

O sistema de inscrição exige que o participante informe dois documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral). Além disso, também é preciso informar um endereço de e-mail e telefone celular.

Ao preencher o formulário de inscrição, o estudante também precisa informar ao sistema alguns dados escolares e familiares. Os dados, além de ficarem armazenados no banco de dados da organização, também servem para análise dos pedidos de isenção e de certificação do ensino médio, por exemplo.

Também é durante a inscrição que o participante deve cadastrar a sua senha do Enem 2018, que será utilizada em todos os acessos ao site oficial do Exame e dos programas do MEC.

Por fim, os candidatos que não forem isentos do pagamento da taxa de inscrição deverão emitir o boleto do Enem 2018, na opção de gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União).

Como declarar carência e pedir isenção no Enem 2018?

A expectativa é de que a taxa de inscrição do Enem 2018 seja mantida no mesmo valor da edição anterior, em R$ 68,00. Aqueles estudantes que não tiverem condições de arcar com o valor poderão pedir isenção do pagamento. Para isso, é necessário preencher um formulário socioeconômico, declarando carência.

Podem declarar carência no Enem 2018 e pedir isenção da taxa apenas estudantes de baixa renda ou em vulnerabilidade socioeconômica. Nesses casos, a organização do Exame reserva-se no direito de exigir os documentos que comprovem a solicitação.

Todos os estudantes que estão concluindo os estudos em escolas da rede pública de ensino recebem, automaticamente, isenção do pagamento. Assim, não é necessário preencher nenhum requerimento no ato da inscrição.

Material de estudo Enem 2018

O Exame brasileiro conta com uma concorrência muito grande, pois oferece grandes oportunidades aos participantes. Por isso, quem deseja entrar em universidades e institutos federais, ou estudar em faculdades particulares sem se preocupar em pagar mensalidades, precisa se preparar da melhor maneira possível.

Sabendo disso, preparamos a apostila do Enem 2018. Em um só material, você tem acesso a todo o conteúdo das provas, com explicações simples e direta, facilitando o entendimento.

Além de contar com os assuntos de todas as matérias do Enem 2018, a apostila ainda possui dicas de como escrever uma boa redação e questões com respostas. Ao mesmo tempo que estuda, o candidato ainda pratica e fica cada vez mais preparado para as provas.

Assim que o Inep divulgar o edital da próxima edição do Exame, publicaremos a notícia aqui no site. Continue nos visitando para se manter informado. Caso tenha alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários abaixo que teremos o prazer em ajuda-los.

Curta nossa página no facebook e acompanhe todas as nossas atualizações com maior facilidade. Conte com nosso apoio e boa sorte na preparação!

marcos silva cabral julho 18, 2017 às 06:44

eu quero

Responder

Flávia Kailane Pereira de Souza janeiro 25, 2018 às 17:04

Eu quero faz a prova do Enem quero saber como faço para começa estuda!

Responder

EDILSON DOS SANTOS TEIXEIRA agosto 2, 2017 às 12:24

Esta iniciativa partiu quando presenciei em minha cidade(Bento Fernandes-RN) – VÁRIAS UNIVERSITÁRIAS DA UFRN ministrando aulas-mini-cursos através do PROJETO trilhas do sertão…..valeu pelo belo incentivo….Deus vos recompensará meninas…

Responder

Bruno Alves Marques setembro 26, 2017 às 00:54

EU QUERO FAZER O ENEM E SER UM SUPRASSUMO NAS NOTAS <3

Responder

Kele outubro 17, 2017 às 14:31

Já tem como ter o material pra começa a estuda desde ja ? Quando começa a inscrições?

Responder

Wellington janeiro 15, 2018 às 18:58

Olá, quero saber como me inscrever para a prova ? Qual opção devo escolher aqui …

Responder

rejane aparecoda guersse abril 16, 2018 às 02:26

Quero me inscrever

Responder

Emanuelle abril 16, 2018 às 17:10

como faço para ter a minha página de participante?

Responder

Emanuelle abril 16, 2018 às 17:11

como faço para ter a minha página de participante?

Responder

Patricia maio 7, 2018 às 01:03

eu gostaria de fazer o enem mas a inseçao sera se eu consigo me escrever ainda

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: