Confira aqui tudo sobre as Inscrições Enem 2018 passo a passo

Atualizado em: 05.01.2018

by Enem 2018 on 12/12/2017

in Enem, Enem 2018, Inscrição, Inscrição Enem, Inscrições

Como fazer a inscrição no ENEM 2018 Passo a Passo: Veja aqui todos os passos como efetuar sua inscrição do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. Elaboramos um roteiro completo para auxiliar os participantes das provas edição do Exame.

As inscrições para o Enem terão início em maio com duração prevista de duas semanas. Se permanecer com o mesmo valor, a taxa do exame será R$ 82. As provas serão aplicadas em dois domingos em novembro.

Antes de iniciar o processo de inscrição do Enem 2018, procure reunir todas as informações necessárias. A principal delas é ter em mãos o número do seu CPF. A seguir os passos necessários resumidos e depois explicados um a um, para se cadastrar:

  1. Ter em mãos CPF, RG e endereço completo;
  2. Acessar o site oficial do Enem 2018 http://enem.inep.gov.br/participante;
  3. Responder questionário de informações pessoais;
  4. Escolher uma senha;
  5. Solicitar atendimento especial, se for o caso;
  6. Escolher a língua estrangeira da prova;
  7. Imprimir o boleto da taxa de inscrição, ou;
  8. Solicitar isenção, se for o caso;

1. Acesse o site oficial do Enem 2018

Site oficial do Enem 2018

O site oficial do Enem está hospedado no endereço eletrônico do INEP – Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira: enem.inep.gov.br/participante. Tenha em mente que poderá haver muito tráfego dependendo da hora de acesso. Caso aconteça, procure tentar em horários alternativos, nas primeiras horas da manhã ou de madrugada.

2. Tenha em mãos CPF, RG e comprovante de endereço

Inscrições Enem 2018 Passo a Passo

Depois de clicar em “faça sua inscrição”, o participante deve informar o CPF e a data de nascimento. Na última edição o INEP utilizou um sistema verificação baseado em imagens para prevenir ataques cibernéticos. Clique na figura indicada e, em seguida, em “enviar”.

Na próxima página, o participante deverá informar todos os seus dados pessoais, nome completo, número da identidade, cor/raça, estado civil e endereço. Feito isto, clique em “próximo” ou “prosseguir”.

3. Solicite Atendimento especial para Portadores de Necessidades Especiais

O próximo passo para se inscrever no Enem 2018 diz respeito ao atendimento especializado. É um campo de preenchimento obrigatório onde o candidato informa recursos específicos para fazer a prova. O atendimento especializado será concedido a todos que comprovarem com laudo médico surdez,  autismo, baixa visão, deficiência motora, dislexia, cegueira, déficit de atenção, discalculia, visão monocular, entre outros.

5. Faça opção de Língua estrangeira Moderna

O próximo passo é escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as 05 questões que serão cobradas na prova de Linguagens, além de ter que imprimir o boleto do Enem 2018, com o valor da taxa de inscrição, que deverá ser paga dentro do prazo a ser estipulado em edital.

6. Forneça informações sobre o Ensino Médio

Em seguida, serão solicitadas informações sobre a sua situação em relação à conclusão do ensino médio. São quatro opções: já concluí o ensino médio; estou cursando a última série/ano do ensino médio; estou cursando o ensino médio, mas não concluirei no ano letivo de 2017; e não estou cursando e não concluí o ensino médio.

O participante que for concluir o ensino médio neste ano terá de informar a unidade federativa, o município e nome da escola, ou o código da instituição.

7. Renda familiar

O próximo passo é responder a um questionário socioeconômico com questões sobre renda e grupo familiar.

8. Isenção no Enem 2018: Veja como conseguir

Estudantes em conclusão o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 e, desta forma, não precisam gerar o boleto.

Boleto Enem 2018

Por sua vez, candidatos de baixa renda, membros de famílias com baixo rendimento mensal, poderão pedir isenção no Enem 2018, preenchendo o formulário socioeconômico de declaração de carência no ato da inscrição.

Todos aqueles que seguirem as exigências da organização e pagarem a taxa dentro do prazo (se não for isento), terão acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018, a partir do mês de outubro. Precisamo, portanto imprimir o boleto e pagar até a data de vencimento para ter sua inscrição confirmada.

Como fazer inscrição no Enem 2018? Recapitulando.

Para fazer inscrição no Enem 2018, o candidato precisa acessar o site oficial e verificar se realmente está no endereço que informamos acima. No primeiro acesso, é necessário informar os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade (RG – Registro Geral). Portanto, deixe os documentos em mãos para facilitar o início do processo.

Ambos os documentos pessoais (CPF e RG) são obrigatórios para a efetivação da inscrição. Desta maneira, se porventura o estudante ainda não tiver algum deles, ou os dois, ainda há tempo para providenciar.

No ato da inscrição, o candidato precisa informar um endereço de e-mail e número de celular. Através deles, a organização entrará em contato sempre que necessário.

Também é durante as inscrições que os estudantes precisam escolher o município do local de provas do Enem 2018. Milhares de cidades de todo o país estarão disponíveis. Depois de escolhido, o município somente poderá ser alterado durante o período de inscrição. Finalizado o prazo, nenhuma alteração será permitida.
Continue acompanhando e para novas informações curta a página do Enem 2018 no facebook!

Confira aqui tudo sobre as Inscrições Enem 2018 passo a passo
5 (100%) 1 voto

Patricia costa fevereiro 5, 2018 às 20:03

Avisa no meu gmail quando começa inscrição do enem

Responder

adriana fonseca fevereiro 14, 2018 às 20:53

gostaria de ficar por dentro de todas as provas do enen 2018

Responder

Simone kagmu candido fevereiro 15, 2018 às 10:40

Me Enforme de tudo sobre o Enem 2018

Responder

geisiane fevereiro 21, 2018 às 22:10

Me envie a Data Das Escrições

Responder

APARECIDA fevereiro 26, 2018 às 14:12

Avisar no meu email quando começa as escrições .

Responder

Rosemar Magalhães Pereira fevereiro 27, 2018 às 14:14

Gostaria de saber quando as inscrições do Enem 2018 começa pelo meu E-mail

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: