Como consultar o Resultado do Enem 2018

Atualizado em: 03.09.2018

by Enem 2018 on 03/09/2018

in Enem 2018, Resultado

Veja aqui como consultar o resultado do Enem 2018! Um pouco mais de 5,5 milhões de estudantes receberam a confirmação das suas inscrições para as provas deste ano, que serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro, sendo as notas requisitos principais nos programas de acesso ao ensino superior público e privado no país.

Autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é responsável por organizar tudo o que envolve a realização do Exame Nacional do Ensino Médio.

Gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado na semana seguinte às provas: veja como conferir suas respostas

Resultado do Enem 2018

Até a quarta-feira da semana seguinte à aplicação das provas, dia 14 de novembro, o Inep divulgará em sua página oficial, no endereço http://www.inep.gov.br/, todos os cadernos de questões com os respectivos gabaritos oficiais do Enem 2018, tanto das provas do primeiro quanto do segundo domingo.

Ao todo, o Exame contará com 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias. As duas primeiras serão aplicadas no primeiro dia, junto da redação.

O Inep confecciona quatro cores diferentes para os cadernos de provas em ambos os dias de aplicação do Exame. Todos com as mesmas perguntas e respostas, mas em ordens diferentes.

Geralmente, as cores do primeiro dia de prova são: rosa, azul, amarelo e branco. Por sua vez, no segundo dia, a cor branca costuma ser trocada pela cinza, permanecendo as outras três.

Desta maneira, no momento de conferir as respostas, é essencial verificar antes a cor e o dia de aplicação, com as duas áreas de conhecimento do respectivo caderno.

Lembrando que, em ambos os dias de aplicação, os estudantes somente poderão sair com os seus cadernos de provas se deixarem os locais de aplicação nos últimos trinta minutos do Exame.

Caso não aguente esperar até o meio da semana seguinte ao último dia do Exame, divulgaremos em nosso site o gabarito extraoficial do Enem 2018 ao fim do primeiro dia e do segundo dia de aplicação das provas.

Veja aqui como consultar sua nota no Enem 2018

Resultado do Enem 2018 será divulgado em Janeiro

Consultar sua nota no Enem 2018

Até o momento, o Inep ainda não confirmou a data de divulgação do resultado individual do Enem 2018. É certo que as notas serão publicadas no mês de janeiro, antes da abertura dos processos seletivos dos programas do MEC.

A expectativa é de que o resultado seja disponibilizado na semana do dia 14 de janeiro, em meados do mês.

Para consultar as notas do Enem 2018, é preciso entrar na página do participante, no portal do Inep, tendo em mãos os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.

Quem não se lembrar, poderá recuperar a senha do Enem 2018 na própria página do participante, clicando na opção “Esqueci minha senha”.

Depois de informar os dados necessários, será aberta uma página com as notas em cada uma das áreas de conhecimento e na redação do Enem 2018, que é avaliada de 0 a 1000 pontos.

A pontuação das provas objetivas, com questões de múltipla escolha, não possui um valor máximo e mínimo estabelecidos. Ao contrário das tradicionais correções de vestibulares, as provas do Enem são corrigidas sem levar em conta apenas a quantidade de acertos.

Como é corrigida a prova do Enem 2018?

A correção das provas do Enem 2018 é feita com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não penaliza apenas pela quantidade de erros, mas leva em conta a qualidade nas respostas dos candidatos.

Para isso, a TRI determina o nível de dificuldade de cada item: fácil, intermediário e difícil. Assim, consegue verificar o aproveitamento do participante em cada um dos níveis.

Com isso, analisa a qualidade nas respostas do participante. Uma boa nota nas provas é garantida por aqueles que apresentam uma coerência nos acertos, com um maior aproveitamento nas questões mais fáceis e intermediárias do que nas difíceis.

Um bom aproveitamento no Enem 2018 pode garantir a aprovação no Sisu, ProUni ou Fies. Desejamos boa sorte nas provas e muito sucesso!Curta o Enem 2018 no facebook.

Como consultar o Resultado do Enem 2018
4.5 (90.59%) 34 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: