Enem 2018: Confira data, horário e cronograma da Prova

Atualizado em: 28.08.2018

by Enem 2018 on 28/08/2018

in Datas, Enem 2018

Qual será a data das provas do Enem 2018? Veja neste artigo todas as explicações sobre horário das provas, datas, cronograma e o restante do calendário completo do Enem 2018.

O Exame Nacional do Ensino Médio obteve pouco mais de 5,5 milhões de inscritos confirmados. Muitos destes estudantes que tiverem participação no exame confirmada terão o direito de utilizar a nota para concorrer a uma vaga no ensino superior.

Os programas educacionais para o qual os estudantes participantes do Enem 2018 poderão usar para concorrer a vagas no ensino superior, são os seguintes: Sisu – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Datas das Provas do Enem 2018

Datas do Enem 2018
Datas das Provas do Enem 2018

As datas das provas serão nos dias 4 e 11 de novembro, sendo assim dois domingos seguidos. De acordo com o método de aplicação das provas, elas serão entregues para os fiscais e, após autorização, darão início à resolução das questões.

As provas serão elaboradas pelo INEP. São compostas de 180 questões retiradas do BNI – Banco Nacional de Itens e dividida igualmente entre as quatro áreas de conhecimento do Enem 2018.

As matérias das áreas de conhecimento são elas: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Competências Curriculares do Enem 2018

As provas do Enem 2018 possuem questões de múltiplas escolhas, sendo de A até E. A prova é elaborada para avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes que estão concluindo o ensino médio, portanto, a matriz de referência é na seguinte ordem:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Física, Química e Biologia;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Horário e duração das provas do Enem 2018

Cronograma do Enem 2018
Cronograma Oficial Enem 2018

De acordo com o calendário oficial do Enem 2018, as provas terão início às 13h30min respeitando horário de Brasília. Os fiscais vão dar o sinal autorizando o início.

No primeiro dia serão aplicadas 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. Os estudantes terão exatas 5h30min onde os fiscais irão fazer uma contagem decrescente para que os estudantes fiquem por dentro do horário disponível.

Já o segundo dia serão mais 90 questões compostas pelas áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. O participante terá exatas 5h00min para entregar o cartão de respostas.

Local de prova do Enem 2018

Conforme o cronograma, os locais de provas do Enem 2018 terão os portões abertos a partir das 12h00min horário de Brasília. Os portões serão fechados exatamente às 13h00min onde não permitirá atraso, sendo assim aqueles que chegar após o horário, automaticamente estará eliminado naquele dia.

O local de prova será divulgado no mês de outubro, provavelmente na segunda quinzena. Para visualizar é preciso acessar a página do participante no portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br.

Para acessar é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, senha e figura na qual será exigida. Não será possível alteração do local de prova, pois ao se inscrever o participante informou cidade e município na qual teria preferência.

Como recuperar a senha do Enem 2018

A senha foi criada no ato da inscrição do Enem 2018. Para aqueles que não anotaram e não se lembram poderá recuperar, para isto basta acompanhar o passo a passo.

Para recuperar a senha do Enem 2018 basta informar o CPF, informar figura exigida e clicar na opção “esqueci minha senha”. Neste caso abrirá uma aba na qual o estudante optar em receber a senha provisória via SMS ou pelo e-mail.

Ao receber esta senha provisória, é preciso informar o CPF, senha provisória e figura exigida. Assim o estudante criará uma senha oficial contendo no mínimo 6 e máximo 10 características, aceitando letras (maiúsculas e minúsculas) e números.

Acompanhe mais notícias do Enem 2018 adicionando este site aos seus favoritos pressionando Crtl D no seu teclado.

Enem 2018: Confira data, horário e cronograma da Prova
3.4 (68.39%) 31 votos

Notícia anterior:

Próxima notícia: