Edital do Enem 2018 foi divulgado Hoje pelo MEC

Atualizado em: 21.03.2018

by Enem 2018 on 21/03/2018

in Edital Enem, Enem, Enem 2018

Leia o edital do Enem 2018! O Ministério da Educação (MEC) divulgou junto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no Diário Oficial da União desta manhã, o edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os estudantes que vão participar das provas em novembro devem ler o documento. As inscrições terão início no dia 07 de maio, uma segunda-feira.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998. Gerenciado e organizado pelo MEC em parceria com o Inep, se tornou o principal mecanismo de acesso superior no Brasil, após ter passado por importante reformulação no ano de 2009.

Cronograma do Enem 2018 foi confirmado em edital

Cronograma do Enem 2018O MEC já havia antecipado, no fim de janeiro, quais seriam as principais datas do Enem 2018. No edital elaborado pelo Inep, foram confirmados os dias do período de inscrição, datas de aplicação das provas e período de divulgação do gabarito oficial.

Veja aqui o edital do Enem 2018.

O período de inscrições do Enem 2018 terá início na manhã do dia 07 de maio, segunda-feira. Os estudantes terão até às 23h59min do dia 18 do mesmo mês, sexta-feira da semana seguinte, para se inscrever. Lembrando que é levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

A data das provas do Enem 2018 seguirá aquilo que foi escolhido na última edição. O Exame, a partir de agora, será aplicado em dois domingos consecutivos. Os dias reservados para este ano foram 04 e 11 de novembro.

O gabarito do Enem 2018, com as respostas oficiais do Inep, será disponibilizado em até três dias úteis após a aplicação das provas. Portanto, a liberação do acesso tende a acontecer no dia 14 de novembro, uma quarta-feira.

Inscrições do Enem 2018 devem ser feitas exclusivamente via internet

Os estudantes que desejam fazer inscrição no Enem 2018 precisam ficar atentos, além das datas, também às regras do Exame. As inscrições, por exemplo, devem ser feitas exclusivamente no portal do Inep.

A organização do Exame destinará a página do participante do Enem 2018 para as inscrições dos candidatos. Assim, para se inscrever, o estudante precisa acessar o site https://enem.inep.gov.br/participante/.

Edital Enem 2018Nas primeiras horas de inscrição, é bem provável que a página apresente lentidão e que grande parte dos estudantes tenham dificuldades no acesso. Tudo isso devido à expressiva quantidade de visitas simultâneas. Portanto, se prepare para isso ou programe para fazer sua inscrição a partir do segundo dia.

Ao se inscrever, cada candidato deverá informar os números dos seus documentos pessoais – CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de identidade -, além de um e-mail pessoal, número de telefone celular, endereço, alguns dados familiares e escolares.

É na etapa de inscrição que o estudante escolhe a cidade do local de provas do Enem 2018. No sistema, haverá uma lista com todas as opções disponíveis em cada um dos estados brasileiros.

Isenção de Taxa de Inscrição Enem 2018

Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018.

Todos os participantes de baixa renda, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, têm o direito de pedir isenção no Enem 2018 no ato da inscrição. Para isso, basta preencher o formulário de declaração de carência, ou informar o número do CadÚnico, caso a família seja cadastrada.

Todos aqueles que não receberem isenção, deverão imprimir o boleto do Enem 2018 na página de inscrição. Para isso, basta procurar pela opção de gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União). O não pagamento até a data prevista implicará na eliminação do participante.

Os candidatos são os únicos responsáveis por observarem as regras, acompanharem as inscrições e cumprirem com os prazos estabelecidos em edital.

Em caso de dúvidas, a Central de Relacionamento do MEC está disponível através do telefone 0800-616161. Também nos colocamos à disposição. Deixe um comentário abaixo que faremos o possível para ajudar.

Curta a página do Enem 2018 no facebook!

Carolina de Jesus e souza março 21, 2018 às 23:25

Interess

Responder

Edson Jose da Silva abril 25, 2018 às 13:18

gostaria de saber se fui contemplado de insecao de taxa do enem obrigado

Responder

Marcos Trindade de Araújo maio 3, 2018 às 08:05

Gostaria de saber se fui contemplado com a isenção da taxa de inscrição

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: