Edital Enem 2018

Atualizado em: 05.07.2018

by Enem 2018 on 25/11/2015

in Edital Enem, Enem 2018

Edital Enem 2018: Chegou a hora de começar a se preparar para o maior teste de conhecimentos do Brasil e, como em todos os bons métodos de estudos, tudo tem início no conhecimento das regras e diretrizes do processo seletivo pretendido. Neste sentido, é no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que o candidato encontrará informações sobre as disposições preliminares, atendimentos, taxa de inscrição, cartão de confirmação de inscrição, estrutura do exame, local de prova, horários, identificação do participante, orientações para a realização das provas, conferência de dados e orientação de preenchimento, correção das provas, resultado, certificado de conclusão do ensino médio, utilização dos resultados para acessar à educação superior e demais disposições.

Com intuito de fornecer um panorama geral, falaremos sobre alguns temas que se encontrarão no edital Enem 2018. O edital poderá ser encontrado no site http://enem.inep.gov.br/. O exame é o principal métodos para ingressar no ensino superior, pois podem optar pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Destes programas, o Sisu é utilizado para as instituições públicas e o Prouni e o Fies, em instituições privadas.

Edital Enem 2018: Inscrições

Edital Enem 2018Antes de começar a se inscrever é aconselhado fazer uma leitura atenta do edital. Qualquer pessoa pode participar do exame, mas alguns itens possuem regras específicas, tal como para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio do Enem 2018. Poderá optar pelo certificado de conclusão o candidato tem que ser maior de 18 anos até a data da primeira prova. Precisará tirar uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação. Para se inscrever no Enem 2018 o candidato terá que acessar o site oficial com CPF e identidade (RG) em mãos.

Para acessar a página de inscrição do Enem 2018 o candidato terá que informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento. Após estas informações será aberta a página de cadastro pedindo número de identidade (RG), endereço e demais informações. É neste momento que os candidatos que pretendam de optar pelo certificado de conclusão do ensino médio deverão assinalar a opção correspondente. Os participantes também passarão por um questionário socioeconômico.

A taxa de inscrição para o Enem possui valor atual de R$63,00, paga somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de recolhimento de Uniões). Mas existem exceções. Estudantes que estejam concluindo o ensino médio estarão automaticamente isentos da taxa. Outro método de obter isenção é através do pedido de carência. Este pedido é destinado a candidatos de baixa renda familiar e é avaliado através do questionário socioeconômico respondido no decorrer da inscrição.

No final da inscrição o candidato terá acesso à Página do Participante. Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento da inscrição que não deve esquecer de conferir se a inscrição foi confirmada antes de encerrar as inscrições.

Cartão confirmação e local de prova do Enem 2018

Na página do participante serão encontrados todos os dados e informações sobre a inscrição. O cartão de confirmação de inscrição aparecerá na página normalmente no prazo de até um mês antes das provas.

No cartão de confirmação estarão visíveis local de prova, endereço, dados pessoais, sala, horários e matérias aplicadas. A apresentação do cartão não é obrigatória porém, tê-lo em mãos facilita a entrada em sala de aula. O candidato deverá apresentar no local de prova documento de identidade (RG). Serão aceitos como documento de identificação apenas carteira das Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte e carteira de Habilitação.

Horários e matérias do Enem 2018

Caso permaneçam sem alterações as regras atuais do Exame, nas provas do Enem 2018 os portões serão abertos às 12h00 e com o fechamento as 13h00. As provas serão aplicadas as 13h30min. O exame será aplicado ao longo de dois dias (sábado e domingo). No primeiro dia são aplicadas as provas relacionadas as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No domingo serão aplicadas as áreas de Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias e Redação.

São ao todo 180 questões divididas igualmente entre as quatro áreas de conhecimentos gerais. No primeiro dia o candidato terá exatos 4h30min para entregar o cartão de respostas e no segundo dia 5h30min. No domingo o candidato terá uma hora a mais por motivo da redação.

A redação deverá ser argumentativa-dissertativa. O candidato terá uma folha de rascunho para elaborar o texto. O tema será informado na hora da prova e é escolhido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) que é o principal organizador do Enem 2018.

Uma das principais regras do Enem 2018 é o uso da caneta. É permitido apenas a caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente. O uso de qualquer outro tipo de material poderá causar a eliminação do participante. Aqueles que pretendam levar algum tipo de alimento não terão problemas, mas deve-se evitar qualquer tipo de embalagem suspeita utilizando vasilhas ou garrafas transparentes para que os fiscais possam conferir facilmente. Aparelhos eletrônicos e utensílios (celular, relógio, pen drive ou etc) são proíbidos e devem estar dentro do guarda objetos desligados, portar em mãos qualquer um desses itens causará eliminação.

Este foi o panorama geral das regras e diretrizes contidas no Edital Enem 2018. Acompanhe aqui as datas e cronogramas das provas e publicação do edital.

Para mais informações, curta e compartilhe o Facebook Enem 2018.

Paulo João Miguel novembro 1, 2018 às 13:26

Oi lá ! Você sabe se eles fazem qualquer plugins para ajudar com Search
Engine Optimization? Estou tentando meu blog para classificar para algumas
palavras-chave específicas, mas não estou vendo muito bom sucesso.
Se você souber de qualquer parte por favor. Parabéns
!

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: