Enem 2018 Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizado em: 10.09.2018

by Enem 2018 on 21/08/2015

in Enem 2018, Provas

Inscrições e Assuntos do Enem 2018: Neste artigo vamos falar um pouco de tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem foi criado no ano de 1998 com objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio. Baseado nas notas alcançadas pelos alunos o governo avaliava a nota de ensino das escolas utilizando estes parâmetros para propositura de medidas. No ano de 2009 o Enem passou por grandes mudanças. Agora, além de avaliar o nível de ensino, o programa abriu as portas para alcançar as vagas do ensino superior por suas notas. Como funciona?

Os estudantes que planejam participar do Enem 2018 poderão optar pelos programas educacionais que utilizam a nota do exame para concorrer vagas, bolsas e financiamento de mensalidades. Os participantes que pretendem ingressar no ensino público federal poderão optar pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Neste programa os participantes concorrem a vagas em universidades e institutos federais. Quem pretende estudar em instituições privadas podem optar pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos integrais e parciais.  Por fim, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que concede financiamento a juros baixos de mensalidades de cursos também em instituições privadas de ensino.

Como se inscrever para o Enem 2018

Enem 2018 Exame Nacional do Ensino Médio
Enem 2018 Exame Nacional do Ensino Médio

As inscrições para o Enem 2018 serão feitas exclusivamente via Internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. O participante deve possuir o documento de Cadastro de pessoa física (CPF) e carteira de Identidade (RG).

Estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas são automaticamente serão isentos da taxa de inscrição. O valor atual é de R$ 63,00 pagos somente no banco do Brasil através do GRU (Guia de recolhimento de União). Estudantes de baixa renda familiar podem declarar carência requerer isenção.Todavia, quem optar pelo pedido de carência será obrigado a comparecer aos dois dias de provas exame, sob pena de serem negados futuros pedidos de isenção nos próximos anos. A avaliação do pedido de carência é baseada no questionário socioeconômico que o participante responde no decorrer da inscrição.

O Enem 2018 também é uma alternativa aos candidatos maiores de 18 anos que precisam do certificado de conclusão do ensino médio devendo, para isto, alcançar uma nota superior ou igual a 450 pontos em cada matéria e 500 pontos na redação.

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018

O acompanhamento de inscrição do Enem 2018 será feito a partir da página do participante. Para isto basta acessa o site do Enem 2018 e clicar em “página do participante informando o CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha basta clicar na opção “esqueci minha senha” para receber uma senha provisória por e-mail ou SMS no celular cadastrado. Após receber a mensagem o participante terá que informar o CPF e digitar a senha provisória, automaticamente será levado a uma janela para a criação da senha definitiva.

O cartão de confirmação de inscrição do Enem, que era entregue pelos correios até a edição 2014, será informado exclusivamente na página do participante. O cartão é importante pois informará o local de prova do Enem 2018.

Assuntos do Enem 2018

Dentre os assuntos do Enem 2018 estão posicionadas as quatro áreas de conhecimento do ensino médio, sendo elas Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. São aplicadas 180 questões em dois dias (sábado e domingo) dividas em duas provas. Os candidatos terão 4h30min para entregar o cartão de respostas no primeiro dia e 5h30min no segundo dia.

As matérias cobradas no Enem 2018 são agrupadas da seguinte forma:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias:
    • Biologia: E necessário o estudo do setor de evolução, fisiologia, genética e biotecnologia;
    • Química: O estudo da composição, estrutura e propriedades de matérias;
    • Física: Conhecimento do setor que estuda a natureza e seus fenômenos.
  • Ciências da Humanas e suas tecnologias:
    • História: Baseado nos movimentos sociais na maior parte relacionado ao Brasil e direitos humanos;
    • Filosofia, sociologia, Geografia: Estuda os aspectos ambientais e territorial e da sociedade humana.
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias:
    • Língua estrangeira moderna: O estudo da modernidade da língua inglesa ou espanhol;
    • Português: O estudo de gramatica e interpretação textual;
    • Literatura: Compreensão dos diversos gêneros literários;
    • Artes: conhecimento relativo às manifestações artísticas;
    • Educação Física: Conhecimento do funcionamento do corpo humano;
    • Tecnologia da informação e comunicação: Estudo dos meios de organização cognitiva de significados, expressão, comunicação e informação.
  • Matemática e suas tecnologias:
    • Matemática: números naturais, inteiros, racionais e reais; conhecimento geométrico, noções de grandezas e medidas; representações algébricas, gráficos e tabelas e probabilidade é estatística.

Para mais informações curta e compartilhe a página do Enem 2018 no Facebook. Conheça também a apostila digital do Enem 2018, o melhor material de estudos.

deborah lais decker de lima janeiro 19, 2018 às 15:00

Ciências da Natureza e suas tecnologias:
Biologia: E necessário o estudo do setor de evolução, fisiologia, genética e biotecnologia;
Química: O estudo da composição, estrutura e propriedades de matérias;
Física: Conhecimento do setor que estuda a natureza e seus fenômenos.
Ciências da Humanas e suas tecnologias:
História: Baseado nos movimentos sociais na maior parte relacionado ao Brasil e direitos humanos;
Filosofia, sociologia, Geografia: Estuda os aspectos ambientais e territorial e da sociedade humana.
Linguagens, códigos e suas tecnologias:
Língua estrangeira moderna: O estudo da modernidade da língua inglesa ou espanhol;
Português: O estudo de gramatica e interpretação textual;
Literatura: Compreensão dos diversos gêneros literários;
Artes: conhecimento relativo às manifestações artísticas;
Educação Física: Conhecimento do funcionamento do corpo humano;
Tecnologia da informação e comunicação: Estudo dos meios de organização cognitiva de significados, expressão, comunicação e informação.
Matemática e suas tecnologias:
Matemática: números naturais, inteiros, racionais e reais; conhecimento geométrico, noções de grandezas e medidas; representações algébricas, gráficos e tabelas e probabilidade é estatística.

Responder

maria de fatima abril 10, 2018 às 08:26

persistência, e o caminho pra vitoria.

Responder

maria de fatima abril 10, 2018 às 08:29

A Educação nos leva ver o mundo, com outros olhos.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: