Enem 2018 – Saiba onde será seu local de prova

Atualizado em: 07.10.2018

by Enem 2018 on 07/10/2018

in Enem 2018, Local de Prova

Nos dia 04 e 11 de novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. Mais de 6 milhões de pessoas durante dois domingos consecutivos vão realizar as provas do Teste de conhecimentos do Ministério da Educação.

Realizam as provas do Enem os estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio e também que já concluiu o curso. Em comum, essas pessoas têm o objetivo de conseguir uma vaga para cursos de nível superior através de programas sociais do Governo Federal.  

Porque o Enem 2018 é tão importante para quem deseja cursar cursos de nível superior  

Como ser fiscal do Enem

Apesar de não ser obrigatório, muitos estudantes irão realizar as provas do Enem 2019 para utilizar as notas nos processos seletivos de programas do MEC. Através destes programas o estudante pode conseguir:

Bolsa de Estudos – O Prouni – Programa Universidade para Todos concede a estudantes bolsas de estudos que podem custear até 100% do valor das mensalidades de cursos oferecidos por instituições privadas de ensino superior. O principal requisito para participar do Prouni, é que o candidato tenha feito as provas do Enem 2018

Vagas em instituições federais de ensino superior – É o que oferece o Sistema de Seleção Unificada – SISU, vagas para cursos em instituições estaduais e federais de ensino superior. Também para participar do processo seletivo do SISU o estudante deve ter realizado as provas do Enem 2018.

Financiamento Estudantil – Com o financiamento Estudantil do FIES o estudante tem a possibilidade de finalizar todo o seu curso em instituição privada de ensino superior e apenas após a formatura e de forma facilitada realizar o pagamento valor financiado. E para conseguir o financiamento, o estudante necessita das notas do Enem.

Quando e como o participante do Enem 2018 terão conhecimento dos locais onde vão realizar as provas

Local de Prova do Enem 2018

Os endereços dos locais de aplicação de provas do Enem 2018 serão divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição.

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018, além de informar o endereço dos locais de prova do Enem 2018, informa também as datas ( 4 e 11 de novembro), os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso e também o tempo de duração das provas.

Outras informações importantes também estão presentes no Cartão de Confirmação, como os dados pessoais do participante, o número de sua inscrição do Enem 2018 e a opção de língua estrangeira para as questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Acesso às informações ao Cartão de Inscrição do Enem 2018

O Cartão de Confirmação é disponibilizado para consulta e download na página do participante do Enem 2019, os participantes devem assim que for liberada a consulta:

  • Acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br
  • Informar número do Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Informar a senha cadastrada

O INEP não disponibiliza a versão física, impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição, apenas a versão digital. Vale lembrar que a consulta é de inteira responsabilidade do participante.

Quem não tiver acesso a internet pode ligar para o número 0800-61-61-61 e solicitar o endereço do local onde vai realizar a prova do Enem 2018.

Algumas dicas importantes sobre o Cartão e os locais de provas do Enem 2018

Muitos participantes do Enem 2018 não conseguiram realizar o Exame por chegarem atrasados ou até mesmo não conseguirem encontrar seus locais de prova, então para que imprevistos como estes não voltem a acontecer orientamos os participantes a seguirem algumas dicas:

  • Imprima o Cartão de Inscrição. Com este documento você terá sempre a mãos o endereço do seu local de provas do Enem 2018.
  • Estude as opções de transporte disponíveis que possam te levar até o local de aplicação
  • Saía cedo de casa. Imprevistos como engarrafamentos e acidentes podem ocorrer durante seu deslocamento, então procure antecipar a sua saída de casa nos dias em que for realizar as provas.
  • Escolha o caminho. A dica aqui é ir até o local onde irá realizar as provas do Enem 2018 com antecedência, assim você pode cronometrar o tempo gasto e escolher a sua melhor opção principalmente se vai realizar o Exame em outra cidade.
  • Vale lembrar que apesar de importante, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018 não é documento de identificação, por isso nos dias do Exame leve fsempre um documento de identificação original que possua foto, obrigatório para acesso do candidato ao local de prova.

Procura mais informações sobre os locais de provas do Enem 2018? Então visite também a nossa página do Facebook. Curta e compartilhe.

Enem 2018 – Saiba onde será seu local de prova
4.7 (94.39%) 57 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: