Enem 2018 registra menor Quantidade de Inscritos desde 2011

Atualizado em: 01.07.2018

by Enem 2018 on 02/06/2018

in Enem 2018, Inscrição, Inscrições

Inep divulga balanço de inscritos no Enem 2018: Nesta semana, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o balanço final das inscrições do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Foram 5,5 milhões de candidatos inscritos para as prova deste ano, que serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC), de acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, era de que aproximadamente 7,5 milhões de estudantes realizassem suas inscrições para as provas desta edição.

Quantidade de inscritos é a menor dos últimos 07 anos

Desde quando passou a operar neste atual formato, a partir do ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio vem crescendo a cada edição, registrando quantidades de participantes cada vez maiores.

No ano de 2011, um pouco mais de 5,38 milhões de estudantes tiveram as suas inscrições confirmadas, superando a marca de 4,61 milhões registrada na edição anterior.

Na edição de 2017, a quantidade de inscrições confirmadas foi de 6,7 milhões. Desta maneira, os 5,5 milhões deste ano correspondem a uma queda considerável de quase 22%.

A quantidade de candidatos inscritos no Enem 2018 pode aumentar um pouco mais, visto que alguns candidatos ainda podem conseguir a confirmação da inscrição através de decisão judicial ou recurso.

ENEM 2018 20 ANOSQuais as explicações para a queda na quantidade de inscritos no Enem 2018?

Um motivo é apontado como o principal responsável pela queda considerável no número de inscritos no Enem 2018. Agora, o Exame não é mais usado como mecanismo para obtenção de certificado de conclusão do ensino médio.

Desde a edição do último ano, os candidatos já não podem mais se inscrever no Enem com o objetivo de conseguir a certificação do ensino médio.

Agora, para se certificar, o estudante precisa participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), extinto desde o ano de 2009.

Na edição do Encceja 2018, quase 1,7 milhões de estudantes se inscreveram. Deste total, um pouco mais de 356 mil de participantes desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental. Por sua vez,os quase 1,34 milhões restantes pretendem conseguir a certificação do ensino médio, nas provas que serão aplicadas no dia 05 de agosto.

Outro fator que pode explicar a redução na quantidade de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio é o maior rigor no tocante à confirmação das inscrições daqueles candidatos isentos.

Nesta edição, o Inep criou um período específico para a solicitação de isenção no Enem 2018, antes das inscrições para as provas. Durante esse período, os estudantes que receberam isenção no último ano, mas que não compareceram às provas, tiveram que justificar a ausência antes de solicitar a nova isenção.

O motivo para o rigor, segundo o MEC, foi o combate ao desperdício de dinheiro público, visto que as ausências eram de, em média, 2 milhões de estudantes. Com isso, provas eram desperdiçadas, além de gastos desnecessários com logística e segurança.

Do total de participantes deste ano, 3,5 milhões conseguiram isenção na taxa de inscrição, que foi de R$ 82,00.

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018 será disponibilizado no dia 13 de outubro, um sábado, na página do participante https://enem.inep.gov.br/participante/. No acesso, o estudante deverá informar os números do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e senha.

Para continuar por dentro de todas as informações a respeito do Exame, leia outros artigos publicados em nosso site e continue nos visitando.

Não se esqueça de curtir a página do Enem 2018 no facebook!

Enem 2018 registra menor Quantidade de Inscritos desde 2011
4.5 (90%) 2 votos

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: