Gabarito do Enem 2018: Como será a divulgação

Atualizado em: 26.09.2018

by Enem 2018 on 26/09/2018

in Enem, Enem 2018, Gabarito, Resultado

Gabarito do Enem 2018: Como será a divulgaçãoEm  novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018, que de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação ultrapassou a impressionante marca de 6 milhões de candidatos inscritos.

O objetivo em comum da maioria dos participantes do Enem 2018 é utilizar as notas obtidas nas provas para conseguir o tão sonhado ingresso ao ensino superior, já que programas como o SISU, Prouni e Fies tem como exigência principal que seus candidatos tenha realizado as provas do Enem.

As notas do Enem 2018 são critério de seleção nos processos seletivos das vagas, bolsas de estudo e financiamento estudantil oferecidos pelos programas do MEC.

Inep divulga data em que será liberada a consulta ao Gabarito do Enem 2018

Inep divulga data em que será liberada a consulta ao Gabarito do Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, órgão que é responsável pela realização do Enem 2018 já divulgou quando o Gabarito oficial do Exame estará liberado para que os participantes possam realizar a consulta.

Segundo o que foi divulgado, três dias após o último domingo de provas os participantes que estiverem curiosos quanto a suas performances e de quantas questões conseguiram acertar devem acessar o site do Enem 2018 para realizar a consulta aos Gabaritos oficiais.

Desde 2017 o Enem passou a ser aplicado durante dois domingos. Durante o primeiro domingo os participantes vão realizar as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a prova de Redação, que antes era aplicada no último dia do Exame.

Já no segundo domingo os participantes responderão as questões referentes à Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Informações importantes para consultar o Gabarito do Enem 2018

Cores diferentes dos cadernos de questões. Cada um dos cadernos de questões do Enem 2018 receberá uma cor diferente e cada um dos cadernos trará 90 questões referentes a duas áreas de conhecimentos. Ainda não se pode afirmar quais serão as cores de cada um dos cadernos de questões. Mas baseando na última edição teremos:

  • Rosa                               
  • Azul
  • Amarelo
  • Branco
  • Cinza  

Cada caderno de questões possui seu gabarito específico. Quando for realizar a consulta do Gabarito do Enem 2018 o participante deve ficar atento cor do seu caderno de questões. Cada caderno de questões possui seu gabarito específico.

Cadernos personalizados. Para aumentar ainda mais a segurança e evitar que fraudes aconteçam, cada participante do Enem 2018 terá em seus cadernos de questões independente da cor que receber seu nome e número de inscrição impressos.

Requisito para levar os cadernos de prova. Também como medida de segurança, apenas os participantes que permanecerem na sala até os últimos 30 minutos finais poderá levar os cadernos de questões do Enem 2018. Essa regra é aplicada nos dois dias do Exame e vale lembrar que de posse do caderno de questões fica mais fácil a consulta do gabarito.  

Deficientes visuais. Os deficientes visuais que realizarem as provas do Enem 2018 terão acesso ao gabarito em Libras.

Consultar o Gabarito serve apenas para saber o número de questões certas e não o resultado final. Consultar o gabarito do Enem 2018 irá possibilitar ao participante ter uma noção de quantas questões conseguiu acertar nas provas do Exame. No entanto vale lembrar que o resultado final será conhecido apenas em janeiro, quando o MEC divulga a nota individual de cada um dos participantes.

Como realizar a consulta ao Gabarito do Enem 2018

Para consultar o Gabarito do Enem 2018 o participante deve acessar o site oficial  http://enem.inep.gov.br.

Para realizar a consulta o participante terá que  informar o número de sua inscrição do Enem 2018 e qual foi à senha pessoal cadastrada quando se inscreveu para o Exame.

O número da inscrição encontra-se no Cartão de confirmação, já a senha pessoal, caso o candidato não tenha anotado ou não se recorde, pode ser recuperada na Página do Participante. Os gabaritos serão disponibilizados no terceiro dia útil após o fim do Enem 2018.     

A consulta ao Gabarito do Enem 2018 também estará disponível na nossa página do Facebook onde é possível também obter mais informações do Enem. Não perca tempo, visite, curta e compartilhe.

Veja também mais notícias sobre o Enem no Guia do Aluno!

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: