Gabarito Enem 2018 Primeiro dia de Provas

Atualizado em: 04.11.2018

by Enem 2018 on 04/11/2018

in Enem, Enem 2018, Gabarito

Milhares de estudantes  realizaram no último domingo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018 e agora, aguardam ansiosamente a divulgação do Gabarito Oficial do Primeiro dia de provas do Exame.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 6 milhões de estudantes durante os dias 4 e 11 de novembro responderam às 180 questões sobre Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da prova de Redação.

Quem participou do Enem 2018,  tem como principal objetivo ingressar no ensino superior através de programas do Governo Federal  ProUni – Programa Universidade para Todos, SISU – Sistema de Seleção Unificada e também conseguir um financiamento estudantil do  Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

A participação e as notas obtidas no Enem 2018 são os principais requisitos de participação e seleção destes programas.  

É importante consultar o Gabarito do Primeiro dia do Enem 2018

Gabarito Oficial Enem

É importante que os estudantes tenham acesso ao Gabarito do primeiro dia de provas  do Enem 2018.

Consultar o Gabarito possibilita aos estudantes realizarem um planejamento sobre qual programa se inscrever para utilizar a nota obtida no Exame e conseguir uma vaga no ensino superior, já que quanto maior a nota mais chances o estudante tem de conseguir vaga em algum dos programas do MEC.

Quando e como será possível consultar o Gabarito do Primeiro dia do Enem 2018

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é a autarquia não governamental responsável pela realização do Enem 2018 libera o Gabarito do Primeiro dia de provas no terceiro dia útil após o último domingo, ou seja, na terça-feira,  14 de novembro todos os estudantes poderão acessar o documento realizando os seguintes procedimentos:

  1. Acessar a Página do Participante do Enem 2018 através do endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante,
  2. Digitar o número do CPF,
  3. Digitar a senha que cadastrou na inscrição do Enem 2018

Fique atento a cor dos cadernos de questões  

Os estudantes devem ficar atentos na hora de realizar a consulta  para não acessarem gabaritos diferentes das provas que realizaram.

Por questões de segurança, cada caderno de provas do Enem 2018 recebeu além do nome impresso do participante, uma cor diferente. Que pode ser Azul, Amarelo, Branco e Rosa.

Para os participantes deficientes visuais, o caderno de provas do Enem 2018 impresso em braile recebeu a cor Laranja.

Já os deficientes auditivos, que necessitam de auxílio da linguagem de sinais (Libras), o caderno de questões do Enem 2018 foi da cor Verde.

Então na hora em que for consultar o Gabarito do Primeiro dia de Provas do Enem 2018 o participante deve marcar a opção com a cor correspondente aos seus cadernos de questões e também a Língua Estrangeira que optou para as questões de Linguagens e Códigos.

O que é a TRI – Teoria de Resposta ao Item

A Teoria de Resposta ao Item, TRI é o método utilizado pelo INEP para calcular a nota final dos participantes do Enem 2018.

A TRI é utilizada para priorizar o conhecimento e não os chamados “chutes” dos participantes, pois prioriza o nível de dificuldade das questões corretas e não o número de questões corretas.

Então o Gabarito dará apenas uma noção do número e dificuldade das questões que o participante conseguiu no Enem 2018 e não a sua nota final.

O resultado final do Enem 2018 será divulgado apenas no mês de janeiro de 2019, e em breve vamos ensinar como realizar a consulta do resultado, fiquem atentos.

É claro, visitem a nossa página do Enem 2018 no Facebook, curta e compartilhe.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: