Inscrição do Enem 2018

Inscrições do Enem 2018: Veja aqui como fazer! Os estudantes que pretendem participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018, precisam saber todos os detalhes de como fazer inscrição. O edital da próxima edição já está disponível e foi elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e divulgado no Diário Oficial da União (DOU) em abril. Veja aqui.

A edição de 2017 foi marcada por uma queda considerável na quantidade de estudantes inscritos no Exame, caindo de 9,2 milhões em 2016 para aproximadamente 7 milhões, registrando a menor quantidade de participantes nos últimos quatro anos. Para esta edição do Enem, contudo, são esperadas mais inscrições.

Quando terá início o período de inscrições do Enem 2018?

É oficial. O período de inscrição do Enem 2018 começará no dia 07 de maio e vai até o dia 18 (sexta-feira). Com duas semanas de duração, o processo teve mudanças em relação ao que aconteceu nas últimas edições do Exame.

Enem 2018 Inscrição começa em Maio

De acordo com o edital, as inscrições do Enem 2018 terão início as 10h do dia 07 de maio, uma segunda-feira, com duas semanas de duração e término previsto para as 23h59min do dia 18, na sexta-feira da semana seguinte. Será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Onde e como fazer inscrição para o Enem 2018?

O único meio reconhecido como oficial para a realização das inscrições do Enem 2018 é a página do participante, disponível no portal do Inep, acessível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

Inscrições em outros sites ou quaisquer outros meios não serão validadas pela organização. Portanto, fique atento e certifique-se que estará fornecendo suas informações e dados pessoais na página oficial, em ambiente seguro.

Para se inscrever no Enem 2018, o estudante precisa ter em mãos os números dos seus documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de identidade (RG – Registro Geral). Além disso, também é necessário informar um número de celular e endereço de e-mail pessoal e válido.

Ao preencher a inscrição do Enem 2018, cada candidato precisa informar alguns dados gerais a respeito de sua escolaridade e grupo familiar.

Será durante o período de inscrição que os participantes terão que escolher o local de prova do Enem 2018, indicando o município de preferência entre as opções da lista disponibilizada pelo Inep.

A escolha da opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), para as 05 questões que serão cobradas na área de Linguagens, também é feita no momento da inscrição. Além da referida área de conhecimento, as provas terão outras três, com 45 questões cada: Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Para completar o conteúdo das provas, os participantes também deverão desenvolver a redação do Enem 2018, de caráter dissertativo-argumentativo, cujo tema será mantido em sigilo até o dia de aplicação do Exame.

Quando serão aplicadas as provas do Enem 2018?

Cronograma do Enem 2018Também levando em conta as datas oficiais informadas no edital, a data das provas do Enem 2018 foram confirmadas para os dias 4 e 11 do mês de novembro.

Foi mantida a aplicação em dois domingos consecutivos, como aconteceu na última edição do Exame.

O horário de abertura dos portões do Enem 2018 foi confirmado para meio dia, com fechamento ocorrendo às 13h, pontualmente. As provas terão início às 13h30min. Lembrando sempre que em qualquer local do país será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Inep no terceiro dia útil após o término das provas. No entanto, divulgaremos aqui em nosso site versões extraoficiais logo após o término das provas nos dois dias de aplicação.

O resultado do Enem 2018 será publicado no início de janeiro de 2019. As notas poderão ser utilizadas nos processos seletivos do Sisu, ProUni, Fies e Pronatec.

Continue visitando nosso site e fique por dentro de todos os assuntos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio. Curta também a nossa página no facebook e acompanhe todos os nossos compartilhamentos!

15 comentários em “Inscrição do Enem 2018”

  1. Pingback: Datas do Enem 2018
  2. Top esse site muito obrigado pelas informações claríssimas, vcs sao de mais era o que eu estava procurando, obrigada

    Responder
  3. Bom dia,
    Por favor, informe se candidatos ao enem deste ano sem o ensino médio poderam se inscrever para o mesmo.

    Responder
  4. Bom dia
    Gostaria de sanar uma dúvida . Infelizmente na inscrição do enem meu filho não percebeu que a questão sobre que tipo de escola você estudou? O mesmo pensou que se tratava do ensino fundamental II tb. E marcou a opção parte em pública e parte em privada. Só que depois de enviar viu que a questão referia-se apenas ao ensino médio que na verdade desde o 1° ano estuda em escola pública e hoje 3°ano . E agora como fazer se aguarda sobre a isenção e entra com recurso sobre o equívoco? Ou espera a inscrição em maio e vê a possibilidade de editar esse erro e colocar todo ensino médio em escola pública? Agradeço se me responderem.

    Responder

Deixe um comentário