Inscrições do Enem 2018: Como são Calculadas as Notas

Atualizado em: 10.10.2017

by Enem 2018 on 10/10/2017

in Enem, Enem 2018, Inscrições, Notas

Neste artigo falaremos sobre as notas do Enem 2018, referente as provas e a redação. Desta forma, falaremos também sobre as inscrições para a próxima edição. Estamos cada vez mais próximos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é responsável pelo acesso à educação superior de muitos estudantes brasileiros, principalmente aqueles sem condições financeiras por meio dos programas do Governo Federal. O Enem, sem dúvidas, é o exame mais esperado pelos estudantes.

Entretanto, para poder ingressar no ensino superior, os estudantes precisão tirar uma boa nota, sendo isto praticamente uma garantia de vaga nos programas educacionais mais desejados. Os programas são organizados pelo MEC, entre eles o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Todavia, o Governo Federal disponibiliza o financiamento feito pelo Fies (Programa de Financiamento Estudantil) que também exige a nota do Enem 2018.

O Enem passou por várias edições desde que foi criado no ano de 1998. Em 2010 passou por algumas alterações e mudou sua metodologia ampliando em muito seus objetivos. No ano de 2017 o Inep passou por novas alterações, referente as provas e uma nova ressignificação de objetivos, não mais valendo como nota para conclusão do ensino médio.

Notas e Metodologia de Avaliação nas Provas do Enem 2018

Inscrições do Enem 2018 devem começar em maio

Contudo, o método de avaliação das provas do Enem 2018 tende a se manter o mesmo das edições anteriores. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira usaram a TRI (Teoria de Resposta ao Item) como principal critério de correção nas provas objetivas. Este método não avalia a quantidade de acertos, mas sim o conhecimento.

Significa que a pontuação refletida nas notas do Enem 2018 será aplicada pelo nível de conhecimento de cada estudante. As questões são retiradas no Banco Nacional de Itens (BNI) que possui três tipos variações de cada pergunta referente a mesma matéria, entretanto com nível de respostas fácil, médio e difícil.

A avaliação da TRI funciona da seguinte forma: Os estudantes que acertarem as questões difíceis teriam, por consequência lógica, mais condições de acertar as questões médias e fáceis sobre um determinado tema. Desta forma, o nível de acerto é avaliado estatisticamente em contraposição aos estudantes que acertaram questões fáceis e médias sobre um mesmo tema. A nota final só é dada em função do conjunto de todas as respostas avaliado de um mesmo grupo amostral, os quais são todos os estudantes que prestaram a prova.

Estudantes que erraram questões fáceis, porém acertaram perguntas difíceis, pois o sistema identifica como “chute”.

A maior nota que o estudante pode tirar no Enem 2018 é de 1000 pontos referente a Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ao todo serão 180 questões divididas em igualmente por área, sendo 90 questões a cada dia de provas.

Imprimir boleto do Enem 2018

Além das questões de múltipla escolha do Enem 2018 o caderno de prova também é composto com um tema optado pelo Inep no qual o estudante deverá elaborar um texto argumentativo-dissertativo. A nota varia entre 0 a mil pontos onde é corrigida por dois corretores, em caso de discórdia haverá um terceiro corretor. A redação deverá ser composta por cinco competências onde o corretor avalia cada uma de 0 a 200 pontos. O terceiro corretor interfere no resultado caso haja diferença entre 100 pontos total ou 80 pontos nas competências.

Inscrições do Enem 2018

O primeiro passo que os estudantes deverão tomar é se inscrever no Enem 2018 através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. O início das inscrições tem previsão de início em maio do próximo ano. As datas oficiais devem ser divulgadas na primeira quinzena de abril através do edital.

Como é um ano de eleições as provas deverão ser aplicadas novamente em novembro. Lembrando que isto é somente uma previsão. Caso permaneça como na edição anterior as provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois domingos seguidos onde os portões estarão abertos a partir das 12h00min (horário de Brasília) e com o fechamento às 13h00min, sem tolerância de atraso.

Os estudantes terão um prazo de 5h30min para entregar o cartão de resposta e a folha da redação. Já no segundo dia será somente o gabarito referente as matérias de Matemática e Ciências humanas, isto no prazo de 4h30min sendo aqueles que não obedecer ao horário estará eliminado naquele dia.

Para melhor o acompanhamento através da rede social, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2018. Conheça também a apostila digital do Enem 2018, o melhor material de estudos entregue em casa.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: