Inscrições do Enem 2018 devem começar em maio

Atualizado em: 18.04.2017

by Enem 2018 on 18/04/2017

in Enem 2018, Inscrição, Inscrições

Qual a data das inscrições do Enem 2018? Se analisarmos os cronogramas de todas as edições dos últimos anos, podemos afirmar que no mês de maio será aberto o período de inscrição do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos que pretendem se inscrever precisam ficar atentos até a oficialização das datas, através da publicação do edital, que tem previsão de ser divulgado na primeira quinzena de abril.

Ao que tudo indica, o cronograma do Enem 2018 deverá seguir as principais datas da edição de 2017 que, por sua vez, é muito semelhante às outras dos últimos anos.

Inscrições do Enem 2018 serão realizadas em meados de maio: veja as datas previstas. O período de inscrição do Enem 2018 muito provavelmente será aberto na primeira quinzena do mês de maio, com duração aproximada de duas semanas. Assim, a previsão é de que se inicie às 10h do dia 07 (segunda-feira) e termine às 23h59min do dia 18, na sexta-feira da semana seguinte, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Na edição de 2017, as datas escolhidas para início e fim das inscrições foram 08 e 19 de maio, respectivamente. Por sua vez, o edital foi publicado no dia 10 de abril.

Edital do Enem 2018 será divulgado no início de abril: expectativas é de que novas regras sejam mantidas

Inscrições do Enem 2018 devem começar em maio

O edital do Enem 2018 será publicado no Diário Oficial da União (DOU) na primeira ou segunda semana de abril. No documento, junto das datas oficiais, serão descritas todas as regras para a edição do Exame.

A edição de 2017 foi marcada por importantes mudanças em relação às provas. A principal delas foi a alteração nos dias de aplicação do Exame. Agora, o MEC (Ministério da Educação) optou por aplicar as provas em dois domingos consecutivos, ao invés de ser em um mesmo final de semana, sendo extinto o dia de sábado.

A expectativa é de que o edital da edição de 2018 seja semelhante à de 2017, mantendo a alteração nas datas das provas e abolindo a divulgação dos resultados por escola, além da possibilidade de conseguir certificação do ensino médio com a nota do Exame.

Onde são feitas as inscrições do Enem 2018?

O único meio oficial reconhecido pelo MEC para se inscrever no Enem 2018 é a página do participante, disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.

Assim, nenhum outro modo é reconhecido como oficial pela organização além do site oficial do Inep, que é uma autarquia do MEC responsável por aplicar as provas do Enem 2018.

Quais os documentos necessários para se inscrever no Enem 2018? Ao acessar a página do participante, antes mesmo de começar a se inscrever, o candidato precisa informar os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

Além dos documentos, cada participante precisa preencher com atenção o formulário de inscrição do Enem 2018, informando dados familiares e escolares.

Qual será o valor da taxa de inscrição do Enem 2018? Como pedir isenção?

Com o preenchimento correto da inscrição, o próprio sistema reconhecerá se o estudante está concluindo o ensino médio em escola da rede pública. Caso esteja, o candidato será automaticamente isento do pagamento da taxa de inscrição.

A expectativa é de que o valor da taxa de inscrição do Enem 2018 não seja muito superior aos R$ 82,00 cobrados em 2017.

Estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico, Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, poderão solicitar a isenção no ato da inscrição informando apenas o Número de Identificação Social (NIS), que o sistema reconhecerá a carência automaticamente.

Quem não possuir cadastro no CadÚnico, mas for de família de baixa renda, poderá declarar carência no Enem 2018, preenchendo formulário próprio na página de inscrição, solicitando isenção do pagamento da taxa.

Continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2018 no facebook para visualizar as notícias com maior praticidade!

Tatiane Teixeira Gomes de souza maio 4, 2017 às 12:41

Qual a data do Enem esse ano

Responder

Nathalia Cristina Dos Santos abril 2, 2018 às 19:43

Descrições do Enem 2018

Responder

Andre sousa da silva abril 18, 2018 às 19:54

incriçao para o exame do enem

Responder

Ana Karoline Lima Martins maio 18, 2018 às 21:39

Inscrição para o exame do enem

Responder

Rejane setembro 12, 2018 às 18:00

Porque não posso mudar o endereço de fazer a prova do enem pois precisei voltar para sao paulo por motivo saude familiar.
endereço de inscrição esta em Natal/RN.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: