Inscrições Enem 2018 passo a passo: Veja onde e como se inscrever

Como se inscrever para o Enem 2018? No fim do próximo ano teremos a realização de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abrirá o período de inscrição do Enem 2018 provavelmente em meados do mês de maio. Semanas antes, divulgará o edital com todas as regras e datas oficiais da próxima edição.

As provas do Enem 2018 devem seguir as mudanças implementadas a partir de 2017. Assim, a expectativa é de que o Exame seja mantido em dois finais de semanas diferentes, com aplicação da redação no primeiro dia e sem o benefício da obtenção do certificado do ensino médio.

Como se inscrever para o Enem 2018

Imprimir boleto do Enem 2018As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, através da página do participante, dentro do portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. Nenhum outro meio será reconhecido como oficial e válido para o recebimento de inscrição dos estudantes interessados. Portanto, é importante ter a certeza de estar em ambiente seguro antes de começar a se inscrever.

Após acessar a página do participante do Enem 2018, o candidato precisa ter em mãos alguns dados pessoais, que serão exigidos pelo sistema: números do CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, endereço de e-mail, número de celular. Os dois últimos dados são essenciais e precisam estar sempre atualizados, pois através deles o Inep enviará informações sempre que for necessário.

Além disso, no ato da inscrição do Enem 2018, o estudante também deverá prestar algumas informações referentes ao grupo familiar e à escolaridade.

Município do local de provas do Enem 2018 e opção de língua estrangeira devem ser indicados no ato da inscrição

Ao se inscrever no Enem 2018, o participante precisa escolher o município onde deseja fazer as provas. O sistema disponibilizará mais de 1.500 cidades brasileiras para a escolha dos candidatos.

Durante o período de inscrição, os estudantes terão o direito de alterar o local de provas do Enem 2018 quantas vezes forem necessárias. No entanto, encerrado o período, a última opção de município será processada pelo sistema e nenhuma outra modificação poderá ser realizada.

Também é no ato da inscrição que os estudantes deverão escolher a opção de língua estrangeira para as questões que serão aplicadas nas provas. As opções disponíveis serão inglês e espanhol.

Como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2018?

Edital Enem 2018Na edição de 2017, a taxa de inscrição foi de R$ 82,00. A expectativa é de que o reajuste para o próximo ano seja pequeno, mas o valor pode ser alto para milhões de estudantes do nosso país.

Candidatos membros de famílias de baixa renda, que conseguirem comprovar tal situação poderão pedir isenção no Enem 2018 no momento em que estiverem se inscrevendo.

O pedido de isenção é feito no momento em que o estudante opta por declarar carência no Enem 2018, preenchendo um formulário socioeconômico no ato da inscrição. Na declaração, será necessário informar os nomes dos membros da família, CPF dos maiores de 14 anos e respectivos rendimentos brutos mensais.

Os estudantes que estiverem concluindo todo o ensino médio em escolas da rede pública não terão a necessidade de pedir isenção no Enem 2018. O benefício será dado automaticamente quando o sistema reconhecer tal situação, após o preenchimento correto de todos os dados de inscrição.

Aqueles candidatos que não forem isentos deverão imprimir o boleto do Enem 2018, emitindo a GRU (Guia de Recolhimento da União) no momento em que estiverem se inscrevendo. O pagamento da taxa deverá ser realizado dentro do prazo que será estipulado pelo Inep em edital, sob pena de desclassificação.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018 será divulgado semanas antes das provas

Quem se inscrever corretamente, obedecendo a todos os requisitos e exigências do Exame, terá acesso ao cartão de inscrição do Enem 2018. O documento dará o aval à participação do candidato nas provas, que devem ser aplicadas no início de novembro.

O cartão de confirmação de inscrição será disponibilizado pelo Inep na página do participante. No documento, além de todas as informações pessoais, opção de língua estrangeira escolhida e indicações de eventuais necessidades especiais, estará o endereço completo do local de prova do Enem 2018.

A expectativa é de que o edital da próxima edição seja publicado na primeira quinzena de abril, com o período de inscrições acontecendo durante duas semanas em meados de maio.

Tão logo surgirem novas informações, divulgaremos as novidades aqui em nosso site. Continue nos visitando e curta a página do Enem 2018 no facebook para se manter sempre bem informado!

12 comentários em “Inscrições Enem 2018 passo a passo: Veja onde e como se inscrever”

    • Quero me aperfeiçoar pois esse ano ainda não sou avaliada mais è sempre bom se preparar e ter consciência do que cai na prova

      Responder

Deixe um comentário