Locais de Prova do Enem 2018 – Consulta e Cartão de Confirmação de Inscrição

Atualizado em: 02.10.2018

by Enem 2018 on 02/10/2018

in Confirmação, Enem 2018, Local de Prova

Em breve os mais de 6 milhões de candidatos inscritos para o Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio vão realizar as provas do maior teste de conhecimentos das Américas. O principal objetivo destes participantes é ingressar no ensino superior, mas existem também os que realizam as provas apenas como forma de testar seus conhecimentos escolares.

O Enem 2018 é hoje a principal forma de ingressar em instituições públicas ou particulares de ensino superior, pois suas notas são usados nos processos seletivos do Prouni, SISU e Fies, todos programas do Ministério da Educação que concedem bolsas de estudos, vagas e até financiamentos para cursos de nível superior.

Provas aos domingos

Local de Prova Enem 2018

Desde 2016, as provas do Enem passaram a ser aplicadas durante aos domingos. As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Para não correr o risco de ficar de fora, orientamos os participantes a :

  • Assim que tomar conhecimento do local de prova, fazer uma visita com antecedência,
  • Escolher o melhor caminho e meio de transporte,
  • Checar todos os documentos necessários e objetos que serão permitidos nos dias de avaliação,
  • Chegar ao local de realização de prova com no mínimo uma hora de antecedência.

Horários e tempo de duração

No primeiro domingo de provas do Enem 2018 os participantes participantes terão 5h30min para responder às questões objetivas e realizar a prova de Redação. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. Os participantes serão autorizados a começar a responder as questões às 13h30min.

No segundo domingo de provas do Enem 2018 os participantes terão 4h30 min para responder às questões objetivas, uma hora a menos que no primeiro domingo, por não ter a prova de redação. Os horários de abertura, fechamento e início das provas serão os mesmos do primeiro domingo de avaliações do Enem 2018.

Como consultar os locais onde serão os locais de prova do Enem 2018

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018

Os locais de prova do Enem 2018 serão divulgados no Cartão de Confirmação de Inscrição, um documento importante, que além do endereço do local de provas trás também os dados pessoais do participante, a opção para a prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol), tipo de atendimento especial ou especializado para realizar as provas (caso necessite), e o número de inscrição.

Vale lembrar que o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, instituição não governamental incubida de elaborar e aplicar as provas do Enem 2018 não disponibiliza mais a versão física do Cartão de Confirmação do Enem, disponibilizando apenas a versão virtual do documento para consulta e download

O Cartão de Confirmação de Inscrição será disponibilizado no endereço eletrônico oficial do Enem 2018, http://enem.inep.gov.br/paginadoparticipante, onde devem ser informados:

  • Número do Cadastro de Pessoa Física – CPF
  • Senha de acesso que foi cadastrada no ato da inscrição para o Enem 2018

Identificação do participante. Todos os participantes devem obrigatoriamente apresentar documento de identificação com foto. A lista de documentos de identificação aceitos vai estar disponível no Edital do Enem 2018.

Participantes sabatistas.  A mudança na aplicação das provas do Enem 2018 foi bem vista pelos participantes que de acordo a religião precisam guardar o sábado, pois agora poderão realizar as provas juntos com os demais participantes.

Dados biométricos. Na última edição das provas do Enem,  o Inep passou a coletar os dados biométricos dos participantes nos locais de aplicação de provas. Esta medida visa aumentar a segurança na aplicação das provas.

O que acontece com quem chega atrasado nos locais de provas do Enem 2018

Os participantes que chegarem depois do horário de fechamento dos portões dos locais de prova do Enem 2018 serão impedidos de ter acesso e consequentemente impedidos de realizar as avaliações.

     Já os participantes que foram isentos do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2018 que não comparecerem em qualquer um dos dias de aplicação e não apresentarem justificativa dentro do prazo estipulado, perderão o direito de isenção na próxima edição do Exame.

Mais informações e consultas dos locais de prova do Enem 2018 estão disponíveis também na nossa página do Facebook, visite, curta e compartilhe.

Cleberson Itamar de Borba outubro 3, 2018 às 09:55

Paguei o valor da inscrição ,
E não consigo saber onde vai ser minha prova
Não me lembro em qual escola pedi ou coloquei pra fazer e
E perdi o comprovante

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: