Local de Prova e Inscrições Enem 2018

Atualizado em: 05.07.2018

by Enem 2018 on 17/01/2017

in Enem 2018, Inscrição, Local de Prova

Inscrições Enem 2018: Novidades aos estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018. O MEC e INEP anunciaram informações importantes sobre o exame, inclusive sobre as inscrições do Enem 2018.

Os estudantes interessados poderão efetuar inscrição na primeira quinzena de maio. O período para se inscrever no Enem 2018 se encerrará ainda no mês de maio. Além do período de inscrições, algumas das datas do Enem 2018, já são previamente conhecidas. As datas das provas, por exemplo, têm aplicação prevista para novembro, visto que em 2018 teremos eleições no mês de outubro.

Haverá mudanças e novidades nas regras do Enem 2018. O exame, porém, terá basicamente a mesma estrutura da última edição. A grande mudança esperada será no rigor na correção das redações, para evitar as conhecidas receitas de macarrão e hinos de clubes de futebol.

Para efetuar sua inscrição no Enem 2018 acesse a página oficial do exame, disponível no endereço eletrônico Página do Participante – Enem – Inep, a partir de maio. No ato da inscrição é necessário disponibilizar diversos dados ao sistema, como histórico escolar e dados socioeconômicos, tanto pessoais quanto do grupo familiar.

Local de Prova Enem 2018

Como consultar seu local de prova do Enem 2018. O exame será realizado em todo o país no mês de outubro. Confira abaixo algumas informações importantes, inclusive sobre o local de prova do Enem 2018.

Uma vez realizada a inscrição os estudantes devem estudar bastante para as provas. Também devem ficar atentos a todas as informações sobre o Enem. Inclusive sobre o local de prova do Enem 2018, que será divulgado em breve pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Durante o período de inscrições os estudantes podem escolher a cidade e o Estado onde desejavam fazer a prova. Porém, o local exato (endereço, bairro, escola, etc.) é definido pelo MEC. Por este motivo a alteração da cidade de realização das provas é possível apenas até o término do período de inscrições. É um grande trabalho de logística para distribuir milhões de estudantes nos locais de prova.

Os candidatos receberão em seus emails, cerca de duas semanas antes das provas, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2018. Neste cartão, além de informações básicas, como número de inscrição e opção de língua estrangeira, está indicado o local onde o estudante fará suas provas. Portanto, esteja atento ao seu email a partir do início do mês de outubro.

Outra forma de o estudante saber onde fará a prova é realizando a consulta do local de prova do Enem 2018. É bem simples: basta acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Depois disso deve-se informar CPF e senha para visualizar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição. A data em que esta consulta estará disponível aos estudantes será divulgada pelo MEC e você poderá saber acompanhando o site do Enem 2018.

Matérias a estudar para o Enem 2018

Apesar de todas as especulações as notas do Enem 2018 continuarão a ser a principal maneira de seleção para o ensino superior. O SISU – Sistema de Seleção Unificada, Prouni – Programa Universidade para Todos e Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, são exemplos de programas que utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos.

A grande dúvida a respeito das Matérias do Enem 2018 é o fato de que está sendo discutida a reforma do ensino médio. A proposta prevê que a carga horária de aulas seja aumentada e também que os estudantes tenham uma grade curricular fixa apenas na primeira metade do curso e na outra metade o estudante poderá escolher cursar matérias que influenciem diretamente na sua opção de curso superior.

Local de Prova e Inscrições Enem 2018

O governo afirmou que a nova BNCC deve ser discutida e aprovada até meados de 2018. A BNCC ou Base Nacional Curricular Comum é o que regulamenta as matérias que serão obrigatórias para todos os alunos das escolas brasileiras.

É aconselhado então que os estudantes continuem a se preparar estudando todas as matérias do atual ensino médio. Matemática, Linguagens, Ciências, sempre serão as mesmas matérias, não existe variações. Neste caso, a dica é que o estudante procure sempre estar atualizado, leia muitos livros e acompanhe sempre os melhores meios de comunicação para se manterem bem informados.

Os temas e matérias das provas da última edição do Enem forma:

  • Ciências Humanas e suas tecnologias. História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias. Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias. Matemática.

Além das quatro provas de conhecimentos o Enem 2018 terá também a prova de Redação. Na prova de Redação o estudante deve através de tema e textos de apoio fornecidos pela organização do Exame. A prova de Redação terá peso fundamental na composição final da nota obtida.

É certo que o Enem continuará a ser o maior teste de conhecimentos do Brasil, então não fique de fora. Para saber mais das possíveis novidades do Enem 2018 acesse a nossa página do Facebook, curta e compartilhe!

Jonas Oliveira de Souza abril 5, 2018 às 13:30

JPeríodo para justificar a ausência na última edição do Enem

Justifico o não comparecimento ao enem 2017, por ter ficado meio disnortiado, e até cometi um erro na inscrição e tive que pagar a taxa de incrição, o que não era para ter acontecido, e fiquei um pouco perturbado, mas ja estou orientado, e preciso da taxa de isenção, agradeço a compreenção, e aguardo resposta

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: