Saiba agora como consultar seu Local de Prova Enem 2018 e não seja um dos “atrasados” desse ano

Atualizado em: 05.01.2018

by Enem 2018 on 07/12/2017

in Enem, Enem 2018, Local de Prova, Lugar de Prova

Quer ser um dos atrasados do Enem 2018?

Imagino que não. Então veja agora como saber onde será seu local de prova do Enem, uma das informações mais importantes para os participantes que vão prestar o Exame no fim do ano.

Mas como consultar o local de prova Enem 2018? No fim do ano serão aplicadas as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Milhões de estudantes de todo o país irão se inscrever e deverão escolher o município onde desejarem fazer as provas. O endereço detalhado do lugar onde as provas serão realizadas geralmente é informado pela organização um mês antes do Exame. Será possível fazer a consulta via internet.

A expectativa é de que as provas do Enem 2018 sejam aplicadas em novembro. As datas e o cronograma desta edição leva em conta as eleições que acontecerão no país este ano.

Quando começam as inscrições do Enem 2018?

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deve confirmar, junto do MEC (Ministério da Educação), o período de inscrição do Enem 2018 para o início do mês de maio.

A expectativa é de que o Inep divulgue o edital do Enem 2018 ainda em abril. No documento estarão detalhadas todas as regras e datas oficiais das provas do próximo ano.

Caso seja confirmada a previsão espera-se que as inscrições do Enem 2018 tenham início em maio. Assim, os estudantes terão duas semanas para se inscrever no site oficial do Exame.

Escolha do local de prova Enem 2018 deve ser feita durante as inscrições

Escolha do local de prova Enem 2018

As inscrições do Enem 2018 serão realizadas exclusivamente via internet, através da página http://enem.inep.gov.br/. Nenhum outro meio será reconhecido pelo Inep como oficial. Portanto, tenha cuidado e verifique estar em ambiente seguro antes de se inscrever.

Será no ato da inscrição que o candidato deverá escolher o município do local de prova do Enem 2018. A organização do Exame disponibilizará uma lista com milhares de cidades de todo o país onde serão aplicadas as provas.

O estudante deverá escolher outro local caso sua própria cidade não esteja entre as que receberão as provas. A expectativa é de que sejam mais de 1.500 municípios no Enem 2018 recebendo as provas.

Endereço do local de provas do Enem 2018 será divulgado pelo Inep após a confirmação das inscrições

Além de escolher a cidade onde prefere fazer as provas, o participante também deve informar alguns dados pessoais antes de concluir seu registro no site oficial.

Para receber a confirmação de inscrição do Enem 2018 o estudante deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição do Exame. Isso deve ser feito dentro do prazo que será estabelecido em edital.

Alguns participantes serão isentos do pagamento da taxa de maneira automática. Quem estiver concluindo o ensino médio em escolas da rede pública, ou através do pedido de isenção no Enem 2018, para membros de famílias carentes.

É importante que todas as informações prestadas durante as inscrições estejam de acordo com a realidade. O pagamento ou isenção da taxa de inscrição deve ser confirmado para o estudante estar apto a participar das provas.

A confirmação dos registros acontecerá por volta de um mês antes das provas, quando o Inep disponibilizará aos candidatos o acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Enem 2018.

Os estudantes deverão acessar o cartão de inscrição do Enem 2018 através do site oficial do Exame, no mesmo endereço onde serão realizadas as inscrições.

O cartão de confirmação terá todos os dados do candidato, bem como o endereço completo do local de provas do Enem 2018, com nome da instituição, rua, número, bairro e cidade na qual o candidato será alocado.

Dicas úteis para não se perder e memorizar o local de provasLocal de Prova Enem 2018

É importante ressaltar que a alteração do local de prova Enem 2018 será permitida somente durante as inscrições. Assim, os participantes terão até a meia noite do último dia de inscrições para escolher outro município onde irá preferir fazer as provas.

Encerrado o período de inscrições, o Inep irá trabalhar com os dados de todos os inscritos a fim de direcioná-los para os melhores locais. Isto é feito tomando como base a escolha da cidade feita pelo próprio candidato. Desta maneira, será impossível fazer alterações em outras datas.

Vamos rever então como não se atrasar para o Enem 2018 memorizando as dicas para não se perder no dia de provas:

  1. Verifique as linhas de transporte público disponíveis para o local de prova;
  2. Descubra todas as rotas possíveis, atalhos ou caminhos alternativos;
  3. Veja quanto tempo leva para chegar listando os dois caminhos mais rápidos para o lugar;
  4. Uber, táxi, carona com amigos, bike;

Curta a página do Enem 2018 no facebook e acompanhe todas as nossas publicações!

Manoel Rogério Pereira maio 29, 2018 às 00:09

Enem

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: