Matérias do Enem 2018

Atualizado em: 14.08.2017

by Enem 2018 on 10/08/2017

in Apostila, Assuntos, Conteúdo, Enem 2018, Matérias

Quais as matérias do Enem 2018? Esta, sem dúvida alguma, é uma das perguntas mais feitas pelos estudantes que já começaram a se preparar para as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. A expectativa é de que a aplicação deste ano aconteça no último final de semana de outubro ou no primeiro de novembro, devido às eleições. Portanto, há tempo mais do que suficiente para se preparar da melhor maneira possível.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998. Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e organizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ele sofreu grande reformulação em 2009 e, desde então, se consolidou como o principal mecanismo de permanência e acesso ao ensino superior no Brasil, com provas aplicadas em dois dias.

Áreas de conhecimento Enem 2018: qual a mais difícil?

No novo formato, o Enem 2018 conta com 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada (A – E) e apenas uma correta. As questões são divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento diferentes. Cada uma delas abrange conteúdo do ensino médio, conforme as matérias do Enem 2018 descritas a seguir:

Matérias do Enem 2018

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento são aplicadas no primeiro dia (domingo), com tempo de duração de 04h30min. As duas últimas, por sua vez, são aplicadas no próximo domingo, com um tempo de 05h30min. O acréscimo na duração do segundo dia se dá devido à aplicação da prova de redação.

É muito relativo dizer sobre qual é a área de conhecimento mais difícil das provas. Por serem bem definidas, a facilidade vai de encontro à afinidade do estudante com as matérias. Quem gosta de cálculos, por exemplo, prefere a área de matemática e apenas a parte de física de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Matriz de referência Enem 2018

Todo o conteúdo do Enem 2018 é definido por meio de documentos já elaborados pelo Inep, conhecidos como matrizes de referência. Cada uma das quatro áreas de conhecimento possui sua matriz de referência bem definida.

É importante que todos os estudantes interessados em participar das provas leiam atentamente a matriz de referência do Exame. Para acessar o documento, basta acessar o portal do Inep, precisamente na página http://enem.inep.gov.br/, e clicar na opção “Acesse aqui”, disponível no lado esquerdo inferior ao texto principal.

Redação do Enem 2018: como tirar uma boa nota?

Outra parte importante das provas que costuma assombrar os alunos que se preparam para o Exame é a redação. Avaliada de 0 a 1000 pontos, a redação pode ajudar muito na média final, mas também pode complicar a vida dos participantes nos processos seletivos.

De caráter dissertativo-argumentativo, a redação do Enem 2018 exigirá domínio do candidato sobre um tema que será escolhido antecipadamente e mantido em sigilo até o momento de aplicação da prova. Desta maneira, é essencial ficar atento aos principais assuntos do ano, acompanhando as notícias por todos os meios de comunicação possíveis: internet, televisão, revistas, jornais, etc.

Ao escrever o texto, o candidato precisa demonstrar conhecimento sobre o tema, apresentando propostas para a eventual problemática abordada. Tudo isso sem fugir do padrão culto da linguagem escrita brasileira.

Todas as dicas importantes que você precisa sobre como fazer uma redação nota mil, estão na apostila do Enem 2018. Além de ensinar como escrever um bom texto, o material contém explicações de todas as matérias da prova, abordando o conteúdo das quatro áreas de conhecimento. Adquira a sua o quanto antes e se prepare da melhor maneira possível!

Curta a página do Enem 2018 no facebook!

Amanda Farias agosto 14, 2017 às 10:34

Muito boa sua matéria. Não consegui abrir o link das matrizes, teria algum outro?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: