Notas do Enem 2018

Atualizado em: 05.10.2017

by Enem 2018 on 05/10/2017

in Enem, Enem 2018, Notas

Notas do Enem 2018 serão divulgadas em janeiro! Em meados do mês de abril, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) irá divulgar o edital do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. No documento, além de todas as regras, estarão disponíveis as datas de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados.

Antecipando a divulgação do edital e o pronunciamento do Inep sobre as provas do próximo ano, podemos nos basear nas últimas edições do Exame para fazer a previsão das principais datas.

Período de inscrições do Enem 2018 será aberto em maio

Notas do Enem 2018

A abertura do período de inscrição do Enem 2018, por exemplo, deve acontecer no dia 07 ou 14 de maio, segunda-feira. As inscrições devem continuar com duas semanas de duração, da maneira com que vem acontecendo nos últimos anos.

Assim, caso seja aberto no dia 07 de maio, o período de inscrição será encerrado às 23h59min do dia 18, na sexta-feira da semana seguinte à abertura.

Por sua vez, se as inscrições tiverem início confirmado para o dia 14 de maio, as mesmas serão realizadas até o dia 25 seguinte, na sexta-feira da semana posterior.

Para se inscrever no Exame, será necessário acessar a página do participante, disponível no portal do Inep através do endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. No acesso, será necessário ter em mãos os números dos documentos pessoais: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de identidade (RG – Registro Geral).

Provas do Enem 2018 devem acontecer nos dois primeiros finais de semana de novembro

Assim como foi adotado na edição de 2017, a aplicação das provas do Enem 2018 deverá ser mantida em dois domingos consecutivos, extinguindo de vez a realização do Exame em um mesmo final de semana, abrindo mão do sábado.

Desta maneira, a expectativa é de que a data das provas do Enem 2018 seja confirmada para os dias 04 e 11 de novembro, os dois primeiros domingos do referido mês.

Como 2018 será um ano de eleições, pode ser que haja alguma alteração nessas datas, mas nada que tire a aplicação do Exame entre a segunda quinzena de outubro e primeira quinzena de novembro.

Resultado individual do Enem 2018 será divulgado no início de janeiro

O Inep divulgará o resultado do Enem 2018 até o final da segunda semana de janeiro, visto que as notas servirão de base para os processos seletivos dos programas do MEC (Ministério da Educação).

As seleções do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) serão abertas a partir da segunda quinzena de janeiro, distribuindo vagas para o primeiro semestre letivo do ano.

Como consultar as notas do Enem 2018?

Para consultar as notas do Enem 2018, os estudantes deverão acessar a própria página do participante, no mesmo endereço de inscrição (neste link), tendo em mãos os números do CPF e senha.

Quem tiver a necessidade de recuperar senha do Enem 2018, deverá clicar na opção “Esqueci minha senha”, que estará disponível na própria página, em um link de apoio no canto inferior direito.

As notas estarão divididas entre cinco: Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os estudantes poderão utilizar as notas tanto nos processos seletivos do primeiro semestre, quanto no segundo semestre do ano. O Fies, por exemplo, aceita o resultado do participante em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Assim, as notas de 2018, por exemplo, poderão ser utilizadas nos processos seletivos do programa dos próximos anos, caso a regra seja mantida.

Algo semelhante acontece com o ProUni, que aceita qualquer participação a partir do Enem 2010 quando abre seus processos seletivos para bolsas remanescentes, geralmente em meados dos semestres.

Continue visitando nosso site para se manter sempre bem informado. Curta a página do Enem 2018 no facebook e acompanhe nossas postagens!

francisco ferreira de sousa fevereiro 3, 2018 às 00:52

quero fazer o nem do ano 2018. quero, ser informado.

Responder

sheila pereira fevereiro 23, 2018 às 17:36

informaçaes

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: