Quando serão divulgadas as notas e resultados do Enem 2018?

Atualizado em: 06.01.2019

by Enem 2018 on 06/01/2019

in Enem 2018, Notas, Resultado

Quando serão divulgadas as notas e resultados do Enem 2018? Estudantes que realizaram as provas do Exame devem ficar atentos às mais recentes informações sobre a divulgação do resultado. Nos próximos dias, o MEC (Ministério da Educação) divulgará o resultado das provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio e aqui mostraremos o jeito mais fácil de verificar a sua nota no programa.

As provas do Enem 2018 foram compostas de 180 questões de múltipla escolha. Foram 90 questões e a proposta de redação para o primeiro domingo, e as 90 questões restantes para o segundo domingo.

Como são calculadas as notas do Enem 2018

Notas e Resultados do Enem 2018Existem questões nas provas do Enem 2018 que foram consideradas muito difíceis. Desta forma, elas tiveram um valor atribuído superior às demais. Isto se deve à TRI (Teoria de Resposta ao Ítem), método de correção das provas a qual se propõe medir o nível de conhecimento e não a quantidade de questões acertadas.

Ocorre muito de alguns alunos conseguirem um mesmo número de questões certas, todavia com pontuação final diferente. Isso ocorre justamente pelo critério de avaliação do TRI, que constitui ainda uma forma de impedir chutes.

Um dos critérios de avaliação do TRI é que, se o aluno acertar uma quantidade superior de questões consideradas mais difíceis, deve acertar também uma quantidade correspondente de questões fáceis.

A assim chamada coerência pedagógica será atingida se o participante acertar um número balanceado de questões consideradas difíceis, médias e fáceis.

A redação do Enem, por sua vez, possui outra metodologia para correção. A partir de 2 corretores são avaliadas 5 competências básicas. Se houver discrepância muito grande entre as notas atribuídas pelos 2 corretores, um terceiro corretor tem a função de atribuir a nota final.

Qual a nota ideal nas provas do Enem 2018

Resultado do Enem 2018 será divulgado em JaneiroAlém do Enem, o MEC gerencia outros programas do governo federal com o objetivo de disponibilizar vagas em instituições de ensino superior.

Os programas que selecionam estudantes através da nota obtida no Enem que também são gerenciados pelo MEC são: Sisu, ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil.

Para cada programa do MEC, existe uma nota de corte mínima exigida, essa nota é a adquirida pelo participante nas provas do Enem.

A menor nota de corte exigida é de 450 pontos nas provas de conhecimentos gerais e nota superior a zero na redação. Porém, os critérios de seleção dos programas gerenciados pelo MEC podem atribuir diferentes pesos a suas notas de corte.

Por tanto é necessário que o aluno obtenha uma boa nota em todas as áreas da prova para ser aceito no programa que deseja participar.

Além das notas de corte mínima dos programas, cada curso exige também uma nota de corte específica. Ao participante caberá a verificação se sua nota obtida nas provas do Enem 2018 se enquadram na nota de corte do curso.

Além de ser de extrema importância do participante ter boas médias nas competências de área, deve também ter um bom desempenho na redação, pois a nota obtida serve como critério de desempate.

Onde e como consultar o resultado do Enem 2018

Os participantes do Enem 2018 treineiros não vão usufruir das notas para participar de programas. Por isso, terão que esperar mais um pouco, pois o resultado para estes só sairá em março.

Já os demais participantes do Enem 2018 terão as notas divulgadas no dia 18 de janeiro. O site oficial do Inep está disponível no seguinte link: https://enem.inep.gov.br/participante. Serão válidos os resultados divulgados somente neste site.

Ao acessar a página do participante do Enem 2018, o aluno precisa informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e também a senha criada no dia que realizou a sua inscrição no programa.

Se o estudante não se recordar de sua senha, basta acessar na opção que aparece no site ‘esqueci minha senha’ para proceder a recuperação.

Tendo conseguido acessar e entrar na página do participante no Enem 2018, o resultado das provas e da redação estará exposto na página inicial.

Desejamos que todos os participantes do Enem 2018 boa sorte. Em caso de dúvidas adicionais, deixe nos comentários.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: