Plano de Estudo para o Enem 2018

Atualizado em: 20.06.2018

by Enem 2018 on 09/03/2018

in Apostila, Assuntos, Conteúdo, Enem, Enem 2018, Matérias, Planejamento, Plano

Comece logo a se preparar para as provas do Enem 2018! O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação) já informaram qual será a data das provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Assim como na edição do último ano, o Exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, dias 04 e 11 de novembro. Para conseguir uma boa nota, é essencial elaborar um plano de estudos para começar a se preparar o quanto antes.

A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio foi marcada por uma importante mudança na aplicação das provas. Desde 2009, o Enem vinha sendo aplicado em apenas um final de semana, nas tardes de sábado e domingo. A partir do último ano, no entanto, as provas começaram a acontecer em dois domingos consecutivos.

O edital da edição deste ano será divulgado no dia 21 de março, uma quarta-feira. As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas entre os dias 07 e 18 de maio.

Quais as matérias que caem no Enem 2018?

Quando sai o resultado do Enem 2018A cada ano o Enem vem sendo cada vez mais concorrido e valorizado, justamente por ser utilizado nos programas do MEC que garantem o acesso ao ensino superior no país, seja em instituições públicas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ou em faculdades particulares por meio das bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

As provas do Enem 2018 vão contar com 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. Ao todo, serão 45 questões em quatro áreas de conhecimento, que vão abordar as seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento serão aplicadas no primeiro domingo, dia 04 de novembro, junto da redação do Enem 2018. Por sua vez, no dia 11 seguinte, será a vez da aplicação das duas últimas áreas de conhecimento.

Como estudar para o Enem 2018? Aprenda a montar seu plano de estudos!

Plano de Estudos Enem 2018Quem deseja mandar bem nas provas do fim do ano precisa começar a se preparar desde já, pois o conteúdo do Exame é vasto e requer uma boa preparação por parte dos estudantes.

Como ainda estamos no início de março, restam aproximadamente 8 meses até a data das provas deste ano. Assim, é possível planejar cuidadosamente uma rotina de estudos com o objetivo de alcançar um bom aproveitamento.

Para montar um plano de estudos para o Enem 2018, é importante que os estudantes leiam toda a matriz de referência do Enem, disponível para acesso neste link. O documento traz com detalhes todos os eixos cognitivos do Exame, abordando as competências de cada área de conhecimento, deixando claro aquilo que é esperado do participante.

Depois de ler a matriz de referência do Enem 2018 e ficar por dentro de todos os detalhes cobrados no Exame, o estudante precisa separar os dias e as horas em cada dia de estudo.

Sugerimos, por exemplo, um jornada de estudos de 04h por dia, de segunda-feira à quinta-feira. Dentro dessas 04h, reserve 01h para cada área de conhecimento e, de preferência, coloque sempre as duas que você possui maior facilidade nas duas primeiras horas.

Na sexta-feira, dedique-se à redação. Tire a primeira hora para buscar um tema que julgar interessante. Depois, escreva com calma e tente não desviar o foco. Sempre que possível, leve seu texto para um de seus professores de Língua Portuguesa ou redação.

Apostila do Enem 2018: Melhor material de estudos para as provas

Uma das coisas mais importantes durante a preparação é escolher o material de apoio para o estudo. Sabendo disso, nossa equipe desenvolveu a apostila digital do Enem 2018 (clique para conhecer). Com ela, milhares de estudantes brasileiros já mandaram bem nas edições anteriores do Exame e estão matriculados em seus cursos superiores.

A apostila foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o estudo dos candidatos. Nela estão todas as matérias que caem nas provas, junto de perguntas e respostas sobre cada tema. Além disso, o material ainda possui importantes dicas de como fazer uma redação nota 1000 no Exame, com modelos já escritos e comentados.

Não deixe para começar a se preparar de última hora. Saia na frente da concorrência e conte com nossa torcida!

Curta a página do Enem 2018 no facebook.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: