Plano de Estudos Enem 2018: Como estudar para as Provas

Atualizado em: 05.01.2018

by Enem 2018 on 15/12/2017

in Assuntos, Conteúdo, Enem, Enem 2018, Estudar, Matérias

Plano de Estudos Enem 2018. Qual a importância do planejamento na preparação das provas?

Deve ser divulgado em breve o cronograma oficial do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Todos os anos por milhões de pessoas que buscam acesso ou permanência no ensino superior através das provas.

O Enem é um teste de conhecimentos que inicialmente tinha o objetivo de avaliar o nível de conhecimento adquirido pelos alunos do ensino médio. Porém, o Ministério da Educação – MEC, com a criação de programas que servem como acesso ao ensino superior, ProUni, SISU e Fies, passou a utilizar as notas do Enem em seus processos seletivos.

No entanto, não é fácil conseguir uma boa nota no Enem. O participante que deseja se sair bem nas provas do Exame devem dedicar e realizar uma boa preparação. A dica é organizar um bom plano de estudos para ter uma orientação para alcançar o objetivo almejado.

Passo a passo de um Plano de estudos do Enem 2018

Plano de Estudos Enem 2018

As provas do Enem 2018 devem seguir os mesmos moldes das aplicadas no último exame. O participante deve elaborar seu plano de estudos para estar preparado para realizar 04 provas de conhecimentos (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Cada uma das provas será composta por 45 questões de múltipla escolha e além das provas de conhecimentos os participantes têm que realizar a prova de redação.

Com intuito de ajudar os participantes na preparação, vamos enumerar uma série de importantes dicas para uma boa elaboração de um plano de estudos Enem 2018.

1º – Concentração. Evite distrações que tirem sua concentração, como por exemplo, estudar com a TV ligada ou escutando música.

2º – Grade de matérias.Estude matérias de acordo com a área de conhecimento. Cada uma das provas que vão fazer parte do Enem 2018 irá abordar matérias escolares de acordo com a área de conhecimento, por exemplo: Ciências da Natureza e suas tecnologias terão questões sobre Química, Física e Biologia.

3º – Organize seu Tempo. Reserve um tempo exclusivo para os estudos, com intervalos para descanso e alimentação.

Exemplo de um Plano de Estudos voltado para o Enem 2018

Exemplo de Plano de Estudos para o Enem 2018

4º – Tenha como base questões de provas anteriores. Utilize provas anteriores do Enem para ter uma base das matérias mais recorrentes nas questões do Exame.

5º – Marque o que achar importante. Marcar tudo o que for importante é uma maneira de posteriormente revisar o que já foi estudado.

6º – Estudar sozinho. Além de aumentar a concentração, estudar sozinho evita que assuntos paralelos sejam abordados e com isso atrapalhe na concentração.

7º – Sempre procure resolver as dúvidas. Ajuda profissional ou de amigos sempre é bem vinda, o importante é que todas as dúvidas sejam sanadas antes das provas.

8º – Não se esqueça da prova de Redação. A prova de redação é uma parte muito importante do Enem 2018, sua nota pode ser o diferencial para uma boa média no Exame, então reserve um bom tempo lendo jornais e revistas para estar bem preparado.

9º – Leia o Edital. O edital trará informações importantes para os candidatos do Enem 2018, estudar o edital evita surpresas desagradáveis por desconhecer as regras do Exame.

10º- Apostila do Enem 2018. A dica mais importante é ter em mãos um bom material didático, então indicamos a Apostila do Enem 2018. Para conhecer e comprar a sua basta clicar no link disponível aqui no site.

Inscrições Enem 2018

Provas Enem 2018Agora, as inscrições do Enem 2018 devem ocorrer ainda no primeiro semestre. As datas oficiais devem ser divulgadas em breve pelo MEC. Os futuros participantes devem ficar atentos, pois não adianta nada  ter um bom plano de estudos e realizar uma boa preparação e não realizar a inscrição para realizar as provas.

As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico http://enem.mec.gov.br/inscricao. Neste site o participante terá que informar o número do documento de identidade, número do CPF, endereço de e-mail válido e criar uma senha de acesso.

Agora as datas em que as provas do Enem 2018 devem ser aplicadas no segundo semestre do ano. Vale lembrar que por conta das mudanças, as provas do Enem são aplicadas em dois domingos, o que já ocorreu na última edição.

Para continuar bem informado e para saber mais a respeito de como elaborar um plano de estudos para o Enem 2018 acesse  a página do Facebook. Visite, curta e compartilhe com os amigos.

Plano de Estudos Enem 2018: Como estudar para as Provas
4.9 (97.65%) 102 votos

Brenda Silva do nascimento fevereiro 18, 2018 às 18:05
Adeline março 3, 2018 às 14:16

OI, TUDO BEM?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: