Possíveis Temas da Redação do Enem 2018

Atualizado em: 13.02.2018

by Enem 2018 on 13/02/2018

in Enem, Enem 2018, Redação

Em breve serão abertas as inscrições para quem pretende participar do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio que hoje pode ser considerado o maior Vestibular das Américas. Com as notas do Enem é possível que os participantes consigam uma vaga em cursos de nível superior através dos processos seletivos do SISU e ProUni. E para aqueles matriculados em instituições privadas de ensino superior, um financiamento estudantil do FIES.

O Enem é um grande teste de conhecimentos composto por questões elaboradas a partir da grade curricular que o aluno estuda durante o ensino médio. Ao todo são 180 questões de múltipla escolha que são divididas entre as quatro áreas de conhecimentos (Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática).

Além das provas de conhecimentos os participantes logo no primeiro dia de avaliações terão que realizar a prova do Enem 2018. O objetivo da prova de Redação é avaliar os conhecimentos que o candidato possui em domínio da escrita formal da língua, compreender o tema proposto, interpretar informações para defender o tema proposto, construir um argumento através dos mecanismos linguísticos, propor uma solução para os problemas abordados, baseado nos direitos humanos.

Entenda como funciona a Redação Enem 2018

Como na última edição, a prova de redação do Enem 2018 será aplicada já no primeiro dia de avaliações. Os participantes vão ter que redigir um texto dissertativo argumentativo de acordo com o tema proposto. A nota máxima que o participante do Enem 2018 pode conseguir na prova de redação é 1000 pontos, logo um bom desempenho pode elevar a sua média final. Para evitar transtornos é recomendado que cada participante reserve no mínimo uma hora para redigir sua redação.

Na correção das redações serão avaliados cinco pontos, domínio da escrita formal da língua portuguesa, compreensão da proposta e capacidade de aplicar conhecimentos para redigir um texto dissertativo–argumentativo, defesa do ponto de vista pessoal, construir uma argumentação dentro dos conhecimentos lingüísticos e elaborar uma intervenção para o problema abordado que respeite os Direitos Humanos.

De início, cada redação do Enem 2018 será avaliada por no mínimo dois examinadores diferentes que desconhecem as notas atribuídas entre eles. Caso esta correção apresente divergência de mais de 100 pontos na nota final ou mais de 80 para cada uma das competências observadas, um terceiro avaliador é convocado. Caso as divergências permaneçam, um terceiro avaliador será convocado e se mesmo assim continuar havendo divergência nas correções, a nota final será atribuída por uma banca examinadora composta por três professores.

Como estudar para a prova de Redação

Em 2018 os participantes do Enem vão ter uma grande lista de possíveis temas para estudar para a prova de redação. O participante deve ficar atendo para os temas que tenham maior relevância na vida das pessoas. O tema pode ter uma abrangência nacional ou internacional.

Como possíveis temas para a redação do Enem 2018 podemos citar as eleições para presidente que acontecerão no mês de outubro, a Copa do Mundo na Rússia, conflitos armados em vários países, etc.

Temas relacionados a internet, saúde, meio ambiente, segurança, comportamento também podem aparecer como tema da redação do Enem 2018. O certo é que é muito difícil prever com antecedência o que o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira irá definir como tema da redação.

A dica é que o participante esteja sempre atualizado do que acontece ao seu redor e para isso é preciso que leia e pesquise a respeito de assuntos variados e que treine redigindo textos do que achar que possa ser relevante e venha a ser o tema da redação do Enem 2018. É claro que não basta apenas estar bem informado, o participante deve estar preparado também para as questões gramaticais da língua portuguesa, que tem enorme peso na correção das provas.

Prepare-se para a Redação com a Apostila do Enem 2018

A Apostila do Enem 2018 é um material voltado totalmente para quem deseja conseguir uma boa nota no Exame. Além de conter todas as matérias de estudos das provas de conhecimentos, contém também um curso para aperfeiçoamento das técnicas de Redação.

Não perca mais tempo, clique aqui e conheça e compre a sua Apostila do Enem 2018.

Para saber mais sobre os possíveis temas da Redação do Enem 2018 visite a página do Facebook e não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos.

Possíveis Temas da Redação do Enem 2018
3.8 (75%) 4 votos

Fernando março 26, 2018 às 18:45

Eu estou no 3 ano, mas só tenho 16, faço 17 , no meio do ano, serei considerado como treineiro?

Responder

Mariângela Menezes de Almeida março 30, 2018 às 21:29

Sim porque com a sua idade já pode fazer é como vc está no 3 vc pode fazer sim do mesmo jeito

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: