Quando sai o resultado do Enem 2018?

Atualizado em: 21.03.2018

by Enem 2018 on 04/12/2017

in Enem, Enem 2018, Resultado

Quando sai o resultado do Enem 2018? Neste artigo, além de notas e método de correção, veremos como obter vagas em universidades federais e obter bolsas de estudos a partir do Exame Nacional do Ensino Médio. O Resultado Oficial do Exame será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – Inep juntamente e com o Ministério da Educação – MEC em janeiro.

O Enem 2018 terá inscrições abertas entre os dias 7 a 18 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.

Após o resultado do Enem 2018 serão abertas as inscrições para os programas educacionais, onde estudantes participantes dos dois dias de prova do exame terão o direito de concorrer a vagas no ensino superior.

Como acessar o resultado do Enem 2018

Quando sai o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 será disponibilizado na página do participante até janeiro. Acesse o portal do Inep no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrada no decorrer da inscrição.

Para os que não lembram da senha, basta informar o CPF e clicar na opção “esqueci minha senha” e optar por receber a informação via e-mail ou SMS no número telefônico cadastrado. Após receber a senha provisória basta informá-la no campo próprio e alterar para uma definitiva.

Ao acessar a página do participante os estudantes encontrarão um quadro contendo informações tais como nome, número de inscrição, CPF e língua estrangeira optada. Abaixo um quadro com prova objetiva dividindo com matéria, nota e situação (presente ou ausente). Logo a seguir a nota do redação.

A prova aplicada no dia 7 de novembro terá 90 questões referentes as áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação. Já no outro domingo foram as provas de Matemática e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Como são obtidas as notas e o resultado do Enem 2018

Diferente dos outros vestibulares o Inep e MEC utiliza o método de avaliação Teoria de Resposta ao Item – TRI. O objetivo desta teoria é eliminar os famosos chutes e avaliar estatisticamente o nível conhecimento do estudante. Como funciona?

Ao elaborar o caderno de prova, o Inep retira questões do Banco Nacional de Itens – BNI. O BNI possui variações da mesma questão sobre o mesmo tópico com diversos níveis de dificuldade, desde o mais fácil até o mais difícil. Ao longo do ano o INEP aplica testes em grupos específicos de alunos para aferir a dificuldade das questões produzindo estatísticas de nivelamento das respostas.

Segundo a metodologia da TRI os estudantes que acertaram questões fáceis, médias e erraram as difíceis, terão notas melhores que aqueles que acertarem as difíceis, médias e erraram as fáceis. A interpretação dos resultados possibilita ao INEP identificar como “chute” um acerto não esperado, pois se o estudante obteve conhecimento para acertar a resposta de uma pergunta mais complicada, teria que acertar o restante.

Notas do Enem 2018

As notas do Enem 2018 variam de 0 a 1000 pontos, tanto nas áreas de conhecimento objetivas quanto na redação. Esta, por sua vez, é avaliada por dois professores especializados. A correção se baseia nas cinco competências exigidas, dando nota de 0 a 200 pontos por cada uma. Todavia, Caso haja discrepância entre eles, terá um terceiro corretor.

O Ministério da Educação utiliza a nota de estudantes que estejam concluindo o ensino médio para avaliar o nível de aprendizagem. O Governo Federal também disponibiliza aos candidatos que tenham participação nos dois dias do Enem 2018 o direito a se inscrever no Sisu – Sistema de Seleção Unificado; Prouni – Programa Universidade para Todos; Fies – Fundo de Financiamento Estudantil. Para isto, o participante deve alcançar a nota suficiente em cada uma das seleções sem ter zerado a nota da redação, além de outras exigências específicas de cada programa.

Não perca nenhuma notícia sobre o exame, curta e compartilhe a página do Facebook Enem 2018.

Adailton Almeida janeiro 1, 2018 às 23:20

Estou ansioso pela notas.

Responder

Ana Vanessa santos Silva janeiro 4, 2018 às 09:24

Tô muito asiosa par sabe minha nota.

Responder

Prof. Romualdo janeiro 6, 2018 às 18:41

Pelo forma que você escreveu, se deu mal na redação!

Responder

Beatriz da Silva Silveira janeiro 11, 2018 às 11:46

Estou ansiosa demais, para saber a minha nota.

Responder

denis janeiro 16, 2018 às 21:29

ja nao aguento mais de ansiedade
estou olhando todos os dias pra ver se sai anota

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: