Resultado do Enem 2018 sairá em 18 de Janeiro

Atualizado em: 13.12.2018

by Enem 2018 on 04/12/2018

in Enem, Enem 2018, Enem 2019, Resultado

Se você é um dos mais de 6 milhões de participantes que nos dias 4 e 11 de novembro realizaram as provas do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio e está ansioso para saber qual foi o seu resultado no maior teste de conhecimentos do Brasil aplicado pelo Ministério da Educação – MEC, deve aguardar até o dia 18 de janeiro de 2019, quando está previsto para que o resultado esteja disponível para consulta.

O resultado do Enem 2018 pode ser usado nos principais processos seletivos que acontecerão em 2019 para quem deseja ingressar no ensino superior, como SISU, ProUni e Fies.

Como é calculado o resultado do Enem 2018

Resultado do Enem 2018 será divulgado 18 de janeiro

O resultado do Enem 2018 será calculada com a soma das médias das notas das provas de conhecimentos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática) e da prova de redação.

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é o órgão responsável por aplicar as provas do Enem e utiliza o  método de correção nas provas de conhecido como TRI Teoria de Resposta ao Item. Já a correção da prova de redação é realizada por dois corretores e por um terceiro se houver discrepância entre as notas dos dois primeiros.  

Resultado do Enem 2018 para conseguir vagas no ensino superior

O principal objetivo dos participantes do Enem 2018 é conseguir uma vaga uma vaga em cursos de nível superior ou até mesmo obter crédito para quitar o valor de mensalidades em instituições privadas de ensino.

O MEC utiliza as notas do Enem nos processos seletivos do:

Sistema de Seleção Unificada – SISU que seleciona as melhores notas do Enem 2018 para ocupar vagas de cursos de graduação superior em instituições públicas de ensino. O período de inscrições do SISU 2019 será conhecido após a divulgação do resultado do Enem. As inscrições poderão ser realizadas no endereço eletrônico do programa.

Programa Universidade para Todos – ProUni que também utiliza as notas do Enem em seu processo seletivo. Os participantes do Enem 2018 que realizarem inscrição para o processo seletivo do ProUni concorrerão a bolsas de estudos parciais ou integrais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. São realizados dois processos seletivos, o primeiro processo seletivo do ProUni acontece ainda no primeiro semestre de 2019.

Fundo de Financiamento Estudantil – Fies  destinado a estudantes que já estejam matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino e desejam contratar um financiamento para custear as mensalidades de seus cursos. Para participar do processo seletivo do Fies os estudante deve ter participado anteriormente de alguma edição do Enem.

Passo a passo para consultar o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 após a divulgação poderá ser consultado na página do participante através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante.

Para realizar a consulta o participante deve:

  1. Acesse a página oficial do Enem 2018. Basta clicar no link acima
  2. Digite o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF
  3. Digite a senha cadastrada quando realizou a inscrição para o Enem 2018
  4. Escolha a figura de segurança
  5. Consulte sue resultado do Enem 2018

Caso tenha esquecido qual foi a senha cadastrada para participar do Enem 2018, basta  recuperá-la na própria Página do Participante clicando na opção “Recuperar Senha”.

Resultado do Enem 2018 para Treineiros

Treineiros são os estudantes que não irão concluir o ensino médio em 2018, mas desejam testar os conhecimentos escolares para no futuro realizar o Exame sem maiores dificuldades.

A prova do Enem 2018 para os Treineiros foi idêntica a dos demais participantes. A diferença está apenas no resultado, que será divulgado após os dos demais.

De acordo ao Cronograma Oficial do Enem 2018, o resultado dos Treineiros será divulgado em março de 2019.

Saiba mais sobre o resultado do Enem 2018 na nossa página do Facebook. Visite, curta e compartilhe.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: