Resultado do Enem 2018 é divulgado, saiba como consultar

Atualizado em: 24.01.2019

by Enem 2018 on 24/01/2019

in Enem 2018, Resultado

O Ministério da Educação – MEC divulgou o resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2018.

As provas do Enem 2018 foram aplicadas em novembro, nos dias 4 e 11. Tiveram quase 7 milhões de participantes, onde responderam 180 questões de múltipla escolha e redigiram a redação.

Para consultar o resultado individual do Enem 2018 o participante deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física – CPF e a senha informada no ato da inscrição para participar do exame.

Enem para Treineiros

O resultado dos treineiros serão liberados pelo Inep no dia 18 de março. 

O procedimento para que os Treineiros consultem o resultado do Enem 2018 é semelhante aos dos demais participantes. Mas, vale lembrar que as notas dos Treineiros servem apenas para auto avaliação.

É possível consultar o resultado do Enem sem a senha?

Resultado do Enem 2018 é divulgado, saiba como consultar Sem o número da senha que foi cadastrada para participar do exame o participante não consegue realizar a consulta do resultado do Enem 2018.

Mas caso tenha esquecido a senha, basta na própria página clicar na opção “recuperar senha” e informar o número do CPF e o ano da edição do Enem.

Como utilizar a nota do Enem para conseguir vaga no ensino superior

O primeiro programa do MEC de acesso ao ensino superior em que o participante pode utilizar a nota do Enem 2018 é o SISU – Sistema de Seleção Unificada. No SISU o participante irá concorrer a vagas de cursos oferecidas por instituições públicas de ensino superior. É importante lembrar que o prazo para se inscrever no sistema se encerra amanhã, dia 25.

Logo após vem o Prouni – Programa Universidade para Todos, iniciativa do Governo Federal que vai selecionar bolsas de estudos para cursos de graduação oferecidos por instituições privadas de ensino aos participantes com boas notas no Enem 2018. O primeiro dia de inscrição para o programa será no dia 29 janeiro com término em 1 de fevereiro.

Outra forma de utilizar a nota do Enem 2018 é para conseguir um contrato de financiamento estudantil através do Fies – Fundo de Financiamento EstudantilInscrições abertas a partir do dia 5 de fevereiro com encerramento no dia 12.

Muitas instituições de ensino superior utilizam as notas do Enem em seus próprios processos seletivos.

Mas vale lembrar que as notas do Enem também podem ser usadas para:

    • Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio;
    • Criação de referência nacional para o aperfeiçoamento da grade curricular do ensino médio;
    • Viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicados a respeito da educação brasileira;
  • Como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores de trabalho.

Método de Correção das provas e nota final do Enem 2018

Inscrições do Enem 2018O Gabarito Oficial do Enem 2018 é liberado pelo INEP no terceiro dia útil após o último domingo de provas do Exame. Para os participantes ter em consideração apenas o número de questões que acertaram, assim podem realizar um parâmetro de qual foi o resultado que conseguiram.

Mas, a banca que realiza a correção das provas do Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item – TRI como método para atribuir a nota final dos participantes do Enem.

A TRI leva em consideração o grau de dificuldade das questões e não a quantidade que o candidato conseguiu acertar. Conforme a teoria beneficia os participantes que realmente estudaram para o exame e não os que utilizam o chamado “chute”.

Não podem esquecer da nota da Redação, que pode ser corrigida até por três professores diferentes. A pontuação é muito importante no resultado final do Enem.

Se quiser saber mais sobre o resultado do Enem 2018, não deixe de visitar a nossa página no Facebook, curta e compartilhe.

Leave a Comment

Notícia anterior: